
Segundo dados da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos), cerca de 47% das famílias ainda se recusam a doar os órgãos de seus familiares. De olho nestes dados, os publicitários Bernardo Quadros e Leonardo Zardo apresentam nesta sexta-feira (23) – data onde é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos – o projeto ‘Declare no grupo da família’, que visa conscientizar a população sobre a importância de avisar os familiares sobre a doação.
A plataforma disponibiliza diversas mensagens que são compartilhadas entre as famílias brasileiras nas redes sociais, mas com um detalhe: todas comunicam que a pessoa é doadora de órgãos. A ideia é que os usuários utilizem as imagens nos grupos de Whatsapp.
“Por mais que o assunto seja sério, queríamos trazer essa conversa de um jeito divertido e irônico, que gerasse interesse das pessoas”, explica Bernardo Quadros.

Ainda segundo a ABTO, um único doador pode salvar até 14 vidas e, atualmente, o Brasil tem 40 mil pessoas na fila de espera por doações.
“Além de deixar claro que você é doador, o envio também vai iniciar um debate no grupo para que o restante dos familiares se posicione”, diz Leonardo Zardo.
