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Nos últimos anos, diversas pesquisas apontaram os avanços e desafios sobre o empoderamento feminino e a importância da igualdade entre os gêneros. Com isso, ao longo do mês de novembro, a equipe do PROPMARK perguntou para 25 das principais agências do país, quais eram as mulheres que mais haviam se destacado em 2018. Com votação espontânea e, sem limite de indicações, mais de 120 mulheres de agências, anunciantes, veículos e produtoras foram citadas. 

“É importante reconhecer e destacar o trabalho das mulheres que estão colaborando para a construção do nosso mercado. Com um olhar diferenciado, elas ajudam a edificar a indústria, trazem inovações, inclusão e representatividade em seus negócios. Nossa iniciativa espera homenagear e dar voz para essas profissionais”, comenta Armando Ferrentini, diretor-presidente do PROPMARK.

As profissionais mais votadas são catalisadoras de mudanças e possuem muitas particularidades em comum. Todas criaram reviravoltas em suas companhias, trouxeram inovações e insights criativos, e construíram novos modelos de negócios. Além disso, compreendem a relevância que possuem como mulheres líderes no mercado publicitário e a importância da voz feminina para desafiar e evoluir toda uma sociedade.

Acompanhe abaixo, em ordem alfabética, as cinco profissionais que mais pontuaram na pesquisa. Nesta primeira edição, Marcia Esteves, da Grey Brasil; e Sylvia Panico, da David; representam as profissionais do mercado de agências. Já Daniela Cachich, da PepsiCo; Loredana Sarcinella, da Samsung; e Beatriz Bottesi, da Coca-Cola; as mulheres do mercado anunciante. Em 2019, as profissionais mencionadas serão homenageadas em um evento realizado pelo PROPMARK em São Paulo. 

 

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Beatriz Bottesi – Diretora de marketing e comunicação da Coca-Cola Brasil

Emocionante. É assim que Beatriz Bottesi descreve o ano de 2018, por onde passou por três posições diferentes dentro da companhia. Com experiência em agências de publicidade como Wunderman e Fischer América, e marcas como Red Bull e Nike, a profissional agora é a responsável pela área de comunicação e marketing da Coca-Cola Brasil e tem o desafio de liderar as ações e comunicações de mais de 12 marcas do portfólio. 

“Como equipe, nos desafiamos a ser mais curiosos, a olhar ainda mais para fora, a trazer um olhar puxando o progresso, e não necessariamente a perfeição. Entendemos a importância de testar, prototipar e colocar uma “V1” nas ruas, sempre em evolução. Conquistamos excelentes resultados de engajamento com o consumidor para as nossas principais marcas do portfólio e consequentemente geramos resultados expressivos para o nosso negócio”, revela.

Ainda segundo Beatriz, a grande tendência para o mercado está na autenticidade e relevância na forma de se comunicar. “A criatividade volta a ser nossa principal aliada. Precisamos, cada vez mais, criar conteúdo e agregar valor à experiência do consumidor”, finaliza.

 

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Daniela Cachich – Vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods Brasil

Não é de hoje que Daniela Cachich vem chamando a atenção da indústria da comunicação. Com uma trajetória de 10 anos na Unilever e depois de liderar a construção da marca Heineken no Brasil, onde desafiou o clichê da categoria ao não objetificar a mulher para construir uma marca de cerveja, a executiva assumiu no fim de 2016 as categorias de snacks, nutrition, coockies&crackers e as áreas de mídia, insights, inovação e brand experience da PepsiCo Foods Brasil.

Segundo Daniela, o principal desafio da área é fazer com que as marcas continuem sendo relevantes no dia a dia do consumidor e que realizem ações que promovam uma transformação na sociedade. “É essencial não ter medo de inovar, tanto em produtos como em campanhas, garantindo novas formas de pensar que destaquem e coloquem as empresas em outro patamar”, diz.

As últimas experiências de marca e consumo para Doritos, eQlibri, Ruffles e Toddy conquistaram o público e mostram que Cachich está no caminho certo. “O público sabe quando é de verdade e é isso que determina o consumo, principalmente, da nova geração”.

 

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Loredana Sarcinella – Diretora sênior de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil

Criar inovações que desafiam barreiras. Este é o propósito de Loredana Sarcinella, que possui mais de 25 anos de atuação no mercado e passagens por grandes marcas como Dow, Bunge, Colgate, Natura, Arcor e Motorola. 

Nos últimos três anos a profissional lidera a área de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, onde vem apresentando tendências e novas experiências para o consumidor. “A Samsung é uma marca extremamente democrática, que se posiciona em todas as faixas de preço. Neste ano, focamos muito nas categorias premium e superpremium trazendo a mais alta tecnologia para o consumidor e alcançamos bons resultados. Mas este é um desafio que não terminou, pois ele é constante”, diz.

Além de tentar encantar o consumidor com seus produtos, a companhia trabalha a parte conceitual da marca, diversos serviços e ecossistemas para fazer a diferença com o usuário.

“Nós já começamos a dar globalmente e, localmente, um passo muito grande em relação a Internet das Coisas. E a nossa comunicação já começa a falar de uma casa e uma vida mais conectada. Este é um desafio que nós temos como companhia”. 

 

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Marcia Esteves – Presidente da Grey Brasil

Com 17 anos de atuação no mercado e passagens por grandes agências, Marcia Esteves sempre atuou em projetos que resultaram em importantes prêmios nacionais e internacionais. Mas foi em 2018, ao assumir sozinha a presidência da Grey Brasil, que a executiva viu a responsabilidade aumentar e não deixou a peteca cair. Pelo contrário, soube com maestria liderar a agência que ganhou os holofotes da indústria.

“Em 2017 fechamos o ano dizendo que só perderíamos para 2018. Mas este foi um ano surreal. Venho trabalhando com persistência e seriedade para atingir meus objetivos. Venho me preparando para o momento que estou vivendo, tendo convicção de que o momento não é meu, mas do meu time, de minha equipe de trabalho, de todos que fazem com que a Grey Brasil viva este momento surreal”, diz.

De olho no futuro, Marcia almeja dar continuidade ao trabalho realizado e dobrar a projeção da agência em 2019. “Queremos um mercado com um projeto forte de transformação social, de igualdade e inclusão como palavras de ordem, de respeito às diferenças, muito mais colaborativo do que competitivo e, acima de tudo, ético”.

 

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Sylvia Panico – Diretora-geral da David

Formada em direito e publicidade pela USP, Sylvia Panico entende bem a dinâmica da comunicação, que vai desde a operação da agência à construção de marcas. Nos últimos três anos, a executiva vem enfrentando o desafio de gerenciar a agência em São Paulo, que conquistou diversas contas, prêmios nacionais e internacionais, e, assim, viu o faturamento aumentar.

“Certamente 2018 foi cercado de desafios, mas posso afirmar que tivemos um grande ano na David. Este é um resultado que enaltece o trabalho de toda a equipe, como uma agência que trabalha na construção de marcas, e valoriza muito o nosso modelo de atuação”, diz. 

Em um momento de constante transformação do mercado, Sylvia acredita que é difícil apontar tendências e que o bom momento é reflexo de uma cultura interna forte, ágil, com menos hierarquia, em que os times trabalham integrados para trazer ideias desafiadoras. 

“Posso afirmar que na David vamos continuar investindo em tecnologia e talentos, o que faz toda a diferença, e também no fortalecimento do nosso modelo de atuação, muito baseado em ousadia e no desejo real de transformação”.