Em um momento em que o setor de OOH assume um protagonismo maior no mercado de comunicação, a JCDecaux aparece como um dos agentes líderes desse movimento. Eleita a Melhor Empresa de OOH de 2019, a companhia encerra o ano comemorando os avanços, celebrando conquistas e se preparando para dar novos passos no mercado brasileiro em 2020.
“Esse reconhecimento do mercado é muito gratificante. O ano de 2019 começou com incertezas no país, mas terminamos muito bem em todos os aspectos, seja nos resultados, nos projetos e em reconhecimento de mercado. O que marca este período é a sofisticação do setor de OOH, com a profissionalização do meio, a melhora de seus ativos. O setor deixou de ser uma mídia de apoio para se tornar, de fato, estratégica para os planos das marcas”, afirmou Ana Celia Biondi, diretora-geral da JCDecaux no Brasil e presidente da Abooh (Associação Brasileira de Out of Home).
A empresa tem, hoje, 550 funcionários no país, distribuídos por nove capitais e um total de 12 mercados de atuação, de Norte a Sul do Brasil. Opera em 25 mil faces como aeroportos, mobiliário urbano, metrôs e demais formatos, atingindo 40 milhões de brasileiros por dia em algum momento de suas jornadas.
Sob o ponto de vista criativo, o foco da JCDecaux esteve em proporcionar experiências que dão ao OOH o poder de proporcionar interação das marcas com o consumidor. Na ação Unusual Broadcast, para Heineken, com criação da Publicis, a empresa colocou quatro telões de LED na estação Paraíso do Metrô paulistano para que o público pudesse assistir ao vivo à final da Uefa Champions League entre Tottenham e Liverpool.
Para Sadia, bem no fim de 2018, a empresa se juntou a Africa e Live para a ação Eu Faço o Natal, em que a marca esteve presente em toda a jornada do usuário dentro da estação Trianon-Masp, colocando mensagens da marca em diversos pontos, e com o personagem-símbolo da empresa presente para fotos com as pessoas. Outra ação foi uma ativação no Metrô da Sé, que colocou a cidade de São Paulo como uma das únicas cinco no mundo que apresentaram em primeira-mão ao público a logomarca da Copa do Mundo Catar 2022. As telas digitais da JCDecaux foram o veículo escolhido para a iniciativa.
A JCDecaux aposta em outras iniciativas para ampliar e fortalecer sua conexão com o mercado. “Acredito que valores como a qualidade dos equipamentos, a entrega das campanhas e o acompanhamento ajudam a melhorar a percepção. Outra coisa que conta é que só fazemos OOH, então, temos visão de longo prazo”, afirma Ana Célia. A empresa, que atua em 80 países, tem no Brasil seu décimo mercado no mundo e a ordem, para o ano que vem, é crescer nesse ranking.
Uma frente importante é a de informação. A empresa divulga estudos sobre o setor com alguma frequência e já tem duas pesquisas para o ano que vem. “Procuramos ajudar o mercado nesse momento de conhecimento sobre o potencial do OOH. O marketing ajuda com informações, tanto em workshops como talks em agências e outros eventos”, diz Ana Célia. “Estamos sempre reciclando nossa equipe com conhecimento, bem como ajudando o mercado a entender a mídia e as possibilidades que temos na JCDecaux”, reflete.
Da mesma forma, as métricas têm trazido dados importantes sobre o engajamento do consumidor com o OOH. Muitas vezes, a decisão pela compra do produto ocorre nessa mídia. “Há uma sofisticação das métricas no setor, e vimos o quanto fundamentar a proposta ajuda na escolha pelo cliente e no amadurecimento do setor”, afirma Ana Célia. No ano que vem, as metas passam por aumentar a digitalização das telas, no outdoor e indoor, automatização e otimização das vendas, com um mergulho mais profundo na mídia programática.
Com o OOH se tornando protagonista dos planos de mídia, diz Ana Célia, a empresa assume uma responsabilidade maior perante o mercado. Por isso, cuidado e foco são essenciais para se ter uma equipe preparada, e para uma atuação que precisa ser baseada em compliance, responsabilidade social e sustentabilidade.
Confira a lista completa:
1º JCDecaux
2º Elemidia
3º Otima
4º Eletromidia
5º Kallas