O Young Lions é considerado o principal programa de auxílio à formação profissional do mercado publicitário. Mais do que um prêmio, muitos o consideram um título, um reconhecimento que os selecionados carregam para toda a carreira profissional. Todos os anos, o concurso, através de um criterioso júri, formado em sua maioria por integrantes de delegações anteriores, escolhe os novos participantes.
Realizado pelo jornal O Estado de S.Paulo, representante oficial do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, e organizado no Brasil pela Editora Referência desde 1995, o programa já selecionou e enviou a Cannes 398 profissionais em várias categorias, incluindo criação, mídia, planejamento, digital e anunciantes.
O número de vagas é definido conforme o número de patrocinadores. Além do nacional, o concurso é realizado nas regionais Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Confira a seguir, os depoimentos dos representantes dos patrocinadores de 2016 sobre o projeto.
Depoimentos
“O Young Lions é um projeto muito relevante para estimular o desenvolvimento dos jovens criativos. Vibramos muito quando conseguimos viabilizar mais uma vaga para o Young Lions RS. As agências e as entidades cumpriram o seu papel, apoiando a ida de mais um talento para a França em 2016”.
Daniel Skowronsky
Presidente regional da Abap-RS
“Descobri o Young Lions em Lisboa, quando trabalhava na W/Portugal. Lá era um concurso. O briefing, na época, foi sobre os 50 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Fui um dos finalistas e, depois de três meses, houve uma concorrência nacional do governo português com o mesmo tema. E essa mesma campanha, que eu havia feito para o Young, acabou ganhando a tal concorrência, maciçamente veiculada. Por isso, para mim, Young sempre foi coisa séria. Comecei a acreditar que tinha talento com o concurso. Sempre incentivo os jovens criativos a concorrerem, porque uma carreira é como uma história. E tudo aquilo que a faz se aproximar de um conto de fadas é bem-vindo.”
Flavio Waiteman
Diretor nacional de criação da Escala
“É uma oportunidade única de colaborar com a criatividade dos talentos do Rio de Janeiro, uma vez que o cenário não está propício, mas essa é uma realidade que os próprios criativos aprenderam a driblar. Por isso, patrocinar o Young Lions é motivo de muito orgulho para a ESPM e de muita responsabilidade também, por dar a oportunidade de representar o Brasil no maior festival de publicidade do mundo.”
Flávia Flamínio
Diretora-geral da ESPM-RJ
“Mais do que uma passagem para Cannes, o Young Lions dá a certeza de que, apesar de toda a crise, ainda temos grandes talentos sendo revelados e fazendo boa propaganda no nosso mercado. Isso aumenta o sarrafo criativo, melhora o nível de nossos profissionais e, na última linha, agrega mais valor às marcas e aos negócios dos clientes.”
Ricardo Soletti
Diretor de criação da Competence
“Nossa indústria vive do talento e da criatividade. Cannes é o encontro desses dois vetores, por isso enviar jovens criativos para lá é um movimento fundamental e transformador. O Young Lions tem ainda mais peso no Rio Grande do Sul, um centro formador de talentos, mas que ainda se ressente de um mercado mais vigoroso e conectado ao mundo. Por isso, a Morya apóia de forma entusiasmada essa iniciativa.”
Fábio Bernardi
Sócio-diretor de criação da Morya Porto Alegre
“A iniciativa do Young é daquelas que a gente precisa fazer uma força, empregar uma energia extra para não deixar morrer. A ARP, enquanto eu for o presidente, vai apoiar sempre.”
Zeca Honorato
Presidente da ARP
“O Young Lions é um projeto vitorioso. Muitos jovens talentosos, graças a ele, vão trilhar o caminho dos que começam a mudar e viver o novo momento da publicidade brasileira. A ABAP acredita e patrocina essa ideia.”
Decio Vomero
Diretor-executivo da Abap
“Young Lions, por si só, já remete à qualificação. Provoca, instiga, gera desconforto na busca por trabalhos incríveis, que sejam premiados. A possibilidade de ser um Young Lion é importante para o desenvolvimento da carreira de todos os novos criativos e também, cá entre nós, para perpetuação da espécie.”
Fernando Silveira
Presidente do Sinapro/RS
“O futuro da nossa indústria depende das novas gerações de talentos que somos capazes de formar e atrair. O Young Lions Brasil tem sido, ao longo dos anos, muito confiável ao apontar e destacar esses talentos. A grande maioria dos profissionais brasileiros que hoje lideram agências no Brasil e pelo mundo afora conta com o Young Lions em suas carreiras. É uma honra participar desse projeto.”
Felipe Luchi
CCO da Lew’LaraTBWA
“É muito bacana para a 3yz participar novamente deste pool de agências que viabilizou mais uma vaga de Young Lions no Rio Grande do Sul. Quando surgiu esta possibilidade, topamos imediatamente, pois acreditamos na importância de valorizar e fomentar o mercado criativo gaúcho. Além disto, é muito legal ver a união das agências por um objetivo comum. Com uma indústria forte, todos saem ganhando”.
Roberto Sirotsky
Sócio e diretor de 3yz
“Trabalhamos num negócio feito de pessoas e de ideias. Uma iniciativa que permite promover a renovação, incentiva e reconhece os jovens talentos, naquele que é o festival mais tradicional e aspiracional da nossa profissão, é fundamental e indispensável. Vida longa ao Young Lions.”
Eduardo Simon
CEO da DPZ&T
“Para a ESPM, é uma honra estar sempre ao lado do mercado e contribuir de forma tão efetiva para a formação de jovens talentosos e criativos, tangibilizada pela ida ao Festival Mundial de Criatividade de Cannes.”
Alessandro Souza
Diretor do curso de C.S. Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul
“O Young Lions muda a vida de um publicitário. Primeiro, porque seu trabalho passa pelo crivo de profissionais ‘cascudos’. Segundo, porque o Cannes Festival em si é um banho de inspiração, pilha nova e conexões inimagináveis. Quando participei, há 19 anos, foi um turning point na minha carreira. Só sofri com os dez euros por cerveja. Mas, até aí, vale pela diversão.”
Guilherme Jahara
CCO da F.biz
“O Young Lions é uma oportunidade única para qualquer profissional e, com certeza, um diferencial que acompanha o profissional por muitos anos. O Grupo de Mídia é um apoiador dessa iniciativa porque incentivar a criatividade e a experiência internacional que a competição oferece é uma maneira de ajudarmos na evolução do mercado de mídia no país.”
Daniel Chalfon
Presidente do Grupo de Mídia
“A participação da ESPM no Young Lions, há muitos anos apoiando e incentivando a participação das jovens cabeças criativas do país, é uma tradição que reflete o nosso compromisso em estar atento a tudo que de relevante é realizado na comunicação”.
José Francisco Queiroz
VP de marketing e comunicação da ESPM
“A Leo Burnett Tailor Made acredita extremamente na motivação como uma forma de impulsionar os jovens talentos do nosso mercado. O Young Lions, mais do que um prêmio, é um reconhecimento que se leva para a vida toda. Sou prova disso. Ganhei um logo após sair de Belo Horizonte para tentar fazer propaganda em São Paulo e esta conquista faz parte da minha formação. Ele me mostrou que estava trilhando o caminho certo. Participar de um Young Lions permite compartilhar, desenvolver histórias, aprender e se inspirar. Tudo o que um jovem profissional sonha e precisa.”
Marcelo Reis
Copresidente da Leo Burnett Tailor Made
“O Young Lions é uma das iniciativas mais importantes para a nossa indústria. E os motivos são muitos: quando se inscrevem, os candidatos já aumentam o padrão de qualidade do que produzem; eles têm a possibilidade de se inserirem no mercado global de uma maneira consistente e rápida; ganham a possibilidade de participar do mais importante festival logo no início da carreira, o que dá a eles outra dimensão do nosso negócio; e podem aproveitar para construir network internacional, que poderá ser essencial no futuro. Além disso, ao ir ao festival, os jovens ficam muito mais perto de ganhar um Leão, por isso é muito bom que os nossos jovens criativos, planejadores e mídias participem e se dediquem ao Young Lions. Por esses e outros motivos, a DM9 tem um imenso orgulho de ser uma das empresas patrocinadoras do Young Lions, reafirmando a parceria com a ESPM e a Editora Referência”.
Aricio Fortes
VP de criação da DM9DDB
“O Young Lions é um prêmio especial porque investe no futuro do nosso mercado, ao oferecer aos jovens, num momento-chave de suas carreiras, a oportunidade de vivenciar a experiência de um grande festival. E nós, na nova/sb, temos dois cases vitoriosos de investimento nos jovens talentos: a nova/batata e o Comunica que muda.”
Bob Costa
CEO da nova/sb
“O Grupo de Atendimento tem como missão auxiliar a formação dos profissionais de atendimento das agências de publicidade. E o Young Lions Atendimento, que o Grupo de Atendimento patrocina desde a primeira edição, tem exatamente esse objetivo, uma vez que coloca o jovem profissional da área no importante contexto da publicidade mundial.”
Caroline Ciarleglio
Diretora de projetos especiais do
Grupo de Atendimento
“Ficamos muito felizes em poder contribuir para uma iniciativa como o Young Lions, que tem mostrado, ao longo desses anos, como todo o processo da premiação é importante para a formação dos jovens talentos criativos brasileiros, além de ser uma maneira de trazer um frescor e um espírito renovado para o mercado.”
Lilian Chwartzmann
Diretora-geral da J. Walter Thompson
Porto Alegre
“A Heads Propaganda patrocina o prêmio há mais de dez anos como forma de estimular os jovens criativos em todos os mercados. Alguns desses talentos fazem parte do nosso time, o que nos orgulha e também colabora para sermos uma das melhores empresas de comunicação para se trabalhar do país.”
Cláudio Loureiro
Presidente da Heads Propaganda
“O Young Lions, sem dúvida, é uma iniciativa ímpar em nosso mercado. Fomentando o futuro e dando ainda mais luz para o caminho dos mais talentosos jovens do país. Sem dúvida, é um orgulho apoiar o projeto. Que com certeza se repetirá por anos.”
Renato Rocha
Sócio e diretor-executivo da Monster Films
“O desafio de competir com outros pares pelo melhor trabalho e a melhor ideia é ótimo para todo o profissional que está inserido no nosso negócio, seja ele ou ela, criativo, planejamento ou cliente. Isso cria critério, excelência e senso de autocrítica. Para os jovens, esse contexto é ainda mais fundamental. Por isso, projetos como o Young Lions são fundamentais. São iniciativas assim que mantêm a essência da nossa atividade nos trilhos.”
Maurício Oliveira
Diretor de criação da Matriz
“O Grupo de Planejamento tem como objetivo primordial capacitar e valorizar o profissional e a profissão de planejador. Mas ele é um meio. Assim, para o Young Lions, o GP foi o catalisador de um esforço compartilhado. Quem de fato merece reconhecimento são os planejadores que ajudaram a redefinir os critérios de avaliação, os planejadores que fazem parte do júri e as agências que entraram no crowdfunding para viabilizar a vaga da categoria.”
Ken Fujioka
Presidente do Grupo de Planejamento e sócio e VP da LDC