A receita global do setor de mídia e entretenimento deve atingir US$ 2,14 trilhões em 2020. Isso significa um aumento de 4,4% ao ano até 2020, de acordo com a pesquisa Global entertainment and media outlook 2016-2020, da PwC.

No Brasil, a previsão de crescimento anual é de 6,4% ao ano até 2020, superior à média global, devido principalmente a gastos mais expressivos com publicidade na TV, acesso à internet e à TV e vídeo. O faturamento total do setor de mídia e entretenimento no país deve chegar a US$ 48,7 bilhões em 2020. O estudo da PwC, que está em sua 17ª edição, analisa 13 segmentos do setor em 54 países, atingindo cerca de 80% da população mundial.

“A publicidade na internet será o segmento com maior taxa de crescimento no Brasil até 2020”, comenta Alexandre Eisenstein, gerente da PwC Brasil e especialista em Mídia e Entretenimento. “O resultado do novo comportamento digital do consumidor requer modelos disruptivos de negócio para o setor de publicidade, que acaba direcionando investimentos dos anunciantes para a publicidade on-line”, projeta.

As projeções, no Brasil e na média global, recuaram em relação à edição anterior, divulgada em 2015. No ano passado, esperava-se aumento da receita global de 5% ao ano e, no Brasil, de 10% ao ano até 2019. Os resultados globais foram influenciados pela retração da economia da China, que levou à queda no setor de mídia e entretenimento chinês. No Brasil, contribuíram para a redução dos números a desvalorização do real em relação ao dólar e a recessão na economia.

Dos 13 segmentos analisados, o setor de jornais e revistas deve encolher até 2020. O primeiro tem queda anual média de 1,5% no mundo; o segundo, -0,1% ao ano. No entanto, há variação entre as regiões. Na América do Norte, por exemplo, as receitas com publicação de jornais terão declínio anual de 3,1%, já na Índia haverá crescimento anual de 2,7%.

No Brasil, jornais e revistas deverão ampliar suas receitas em pouco mais de 1% ao ano. As projeções também variam conforme a plataforma. As versões digitais de jornais e revistas crescem 9,8% e 13,2% ao ano, enquanto as versões impressas caem 3% e 3,7% ao ano, respectivamente. No Brasil, jornais e revistas digitais sobem 19% e 15,1% ao ano, e impressos, 0,4% e 0,9% ao ano, respectivamente.

No mundo, o segmento que apresenta a maior projeção de crescimento anual é o de publicidade na internet, 11,1% ao ano até 2020. Em 36 dos 54 países onde a pesquisa foi realizada, o mercado de mídia e entretenimento tem crescido mais do que o PIB.