Roberto Bolaños morreu na última sexta-feira

“Prefiro morrer do que perder a vida”. A frase dita em um dos inúmeros episódios de Chaves serve como metáfora para Roberto Bolaños. O ator mexicano morreu na noite da última sexta-feira (28), e o seu legado foi lembrado até esta segunda-feira. Jornais, revistas, emissoras e marcas homenagearam o “Chespirito” em sua programação e na web.

O SBT, canal que transmite a série há aproximadamente 30 anos, foi o primeiro a se mobilizar. Além da cobertura completa da morte do ator, com direito a plantão no meio de um episódio de Chaves (veja aqui) e repercussão com especiais de conteúdo, o canal preparou uma exposição no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), em homenagem a Bolaños. A ação dura até o próximo dia 7 de dezembro, a entrada é gratuita e mostra o set de “Vila do Chaves”.

A representatividade do ator foi tão grande que até a concorrente histórica Globo fez matérias e publicou em suas redes sobre o assunto compartilhando uma atualização do SBT. O perfil oficial da emissora compartilhou a homenagem feita pela página do SBT no Facebook e escreveu. “Fica aqui o nosso carinho. Vai deixar saudades.”

Bolaños foi velado diante de cerca de 40 mil pessoas no estádio mexicano Azteca, no México, com extensa cobertura por toda a imprensa. Marcas também prestaram suas homenagens: recentemente envolvida em uma campanha com o personagem e o sanduíche de presunto, a Seara publicou em suas redes sociais e teve mais de 20 mil compartilhamentos.

Postagem da Seara homenageia Chaves

O Guaraná Kuat reproduziu o característico choro do Chaves, enquanto a Itubaína mesclou a lata ao símbolo do Chapolim. O McDonald’s, que teve uma série especial de brinquedos com os personagens, também relembrou o momento.

Companhias de toda a América Latina também deixaram suas mensagens, caso da Claro Chile, Pepsi México, DirecTV Sports e até mesmo a seleção mexicana de futebol.