Nesta quarta-feira (7), o mercado carioca se reúne no Vivo Rio para comemorar os resultados da 30ª edição do Prêmio Colunistas Rio 2011, realizado pela Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade). Serão entregues, na mesma noite, os diplomas das três modalidades do prêmio – Propaganda, Promo e Design – e revelados os votos dos jurados de Propaganda para os Grandes Prêmios de trabalhos escolhidos entre as peças que conquistaram medalhas de ouro nas diversas mídias, como televisão, rádio, mídia exterior e websites.

Este ano, para marcar os 30 anos da premiação, a organização do Colunistas Rio decidiu homenagear os profissionais de criação veteranos: Carlos Pedrosa, Lula Vieira, Marcio Ramos e Mauro Matos, com o troféu Prêmio Contribuição. “São profissionais que, ao longo de suas vidas, não só ajudaram a elevar a qualidade da publicidade carioca, como participaram ativamente da formação de novos profissionais. É um agradecimento a publicitários que fizeram a história do moderno mercado brasileiro, não abrindo mão da criatividade e da inovação na hora de vender os produtos de seus clientes”, explicou Marcio Ehrlich, vice-presidente da Abracomp e responsável pelo prêmio no Rio de Janeiro.

Em Propaganda, a Binder Visão Estratégica foi a grande vencedora e subirá ao palco para receber o Grande Prêmio de Agência do Ano. Álvaro Rodrigues, agora diretor de criação da DM9Rio, receberá o seu diploma de Publicitário do Ano, enquanto Antonino Brandão, sócio e diretor geral de atendimento da NBS Rio, levará o de Profissional de Propaganda do Ano. A NBS teve o melhor desempenho criativo e a Coca-Cola receberá o GP de Anunciante do Ano. O jornal Extra foi escolhido como o Veículo Impresso do Ano e a rádio Mix FM, do Grupo Dial, receberá o seu de Veículo Eletrônico do Ano.

Este ano foram selecionados entre os trabalhos inscritos 33 medalhas de ouro, 43 de prata e 43 de bronze. Na área de Design, o GP de Empresa do Ano é para a Packaging Brands, e sua sócia, Marilu Schneider, receberá simultaneamente o diploma de Empresária do Ano. O GP de Profissional do Ano será entregue à dupla Bruno Richter e Victor Vicente, sócios da Camisa 10, que teve boa performance na premiação e conquistou o GP de Branding ou Design Corporativo com o Book Kiehl’s, criado para a L’Oréal. A Loja subirá ao palco para receber o GP de case de Design Ambiental do Ano pelo trabalho “Verão no Morro”, para a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar. A Pândega leva o GP de Design Ambiental com o trabalho para o Prêmio Comer e Beber, da revista Veja Rio e São Paulo, enquanto as latinhas da série “Viva Positivamente”, da Ogilvy para a Coca-Cola, conquistaram o GP de Design de Embalagem do Ano.

Na área de Promoção, recebe o prêmio de Agência de Marketing Promocional do Ano a Rio 360, empresa da holding Clube, que também levou o GP de Case Promocional do Ano com o projeto “Boa de Samba”, para Antarctica. O Grande Prêmio de Empresário de Marketing Promocional vai para Manoel Arthur Villaboim, da Expomídia. Por sinal, um de seus clientes, a Petrobras Distribuidora, foi escolhida Cliente de Promoção do Ano. O GP de Profissional de Marketing Promocional irá para Márcio Formiga, da Adma, empresa que também conquistou o GP de Evento Promocional do Ano com o Prêmio Atitude Carioca, da Rede Record. O projeto “Chinelaria Rider”, da Loja para Rider, foi escolhido GP de Ação Promocional. Já a Script receberá o GP de Melhor Ação de Marketing Direto, com a ação “Devolução”, para a ONG Surfriders.