O Mercado Livre apresentou nesta quarta-feira (23) seu cartão de crédito próprio, lançado em parceria com o Mercado Pago e a financeira Cetelem BNG. A novidade chega ao mercado permitindo parcelamento em até 24 vezes e poderá ser usada, além do Mercado Livre, em sites que trabalham com o Mercado Pago como forma de pagamento e ainda em todos os ambientes cadastrados com a sistema MasterCard, seja na internet ou fora.
O produto, desenvolvido ao longo de 18 meses, quer atender a um grupo de consumidores que não tem cartão de crédito ou que tem, embora com limite insuficiente para compras maiores, de acordo com Marcelo Coelho, diretor do Mercado Pago. O lançamento do cartão é também uma resposta ao aumento da demanda nesse meio. Dados da pesquisa “O Observador Brasil 2012”, da Cetelem, indicam que o número de compradores na internet com cartão de crédito subiu de 73%, em 2011, para 81%, em 2012.
Segundo as empresas, os limites serão estabelecidos a partir do relacionamento dos clientes e dos montantes transacionados. O cartão conta com um programa de fidelidade, em que os pontos conquistados com as compras poderão ser trocados por prêmios, vale-presentes, viagens e serviços. O produto, que não terá cobrança de anuidade no primeiro ano, pode ser adquirido diretamente pelo site www.cartaomercadolivre.com.br.
Questionado sobre perspectivas e investimentos no novo produto, o Mercado Livre, por ser de capital aberto, não comentou o assunto. A empresa, líder em comércio eletrônico na América Latina, registra atualmente mais de 69 milhões de usuários cadastrados. Em 2011, 52,8 milhões de produtos foram transacionados, o que movimentou uma receita de US$ 4,8 bilhões.