Morreu na tarde desta quarta-feira (11) o publicitário Paulo Salles. A causa da morte não foi informada pela família. Paulo nasceu no Rio de Janeiro e tinha 60 anos de idade completados no último dia 8 de março.
O velório acontece no Cemitério Gethsêmani, onde também será o sepultamento, marcado para esta quinta-feira (12), às 14 horas.
Filho do jornalista e famoso publicitário Mauro Salles, fundador da histórica Salles Inter-Americana, Paulo começou na agência do pai, mas fez carreira própria e se tornou um dos brasileiros mais influentes da publicidade ao construir uma carreira que o levou ao cargo de CEO da Publicis Worldwide, tendo liderado a operação do grupo francês no Brasil e em outros 16 países da América Latina.
Profissional de atendimento, administração, finanças, planejamento e operações, Paulo Salles entrou na agência Salles em 1974, quando a empresa já havia se juntado com o grupo D’Arcy. Escalou cargos até se tornar presidente e CEO da D’Arcy Américas, cargo que ocupou até a fusão da agência com o Grupo Publicis, formando a Publicis Salles Norton, que resultou na atual operação da Publicis Brasil.
Também foi membro da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e da IAA (International Advertising Association). Nos últimos anos, Paulo Salles ocupava o cargo de CEO da BR Offshore Investimentos e Participações S.A.
Veja a repercussão no mercado sobre a morte do publicitário:
“A Publicis Comunicações lamenta profundamente a morte de Paulo Salles, um dos maiores expoentes da publicidade brasileira e nome intrinsecamente ligado à história da rede no país. Como CEO da Publicis na América Latina, Paulo se dedicou incansavelmente à construção de uma empresa ética e extremamente comprometida com o crescimento do mercado. Neste momento de profundo pesar, nossos sentimentos estão com sua família e com os muitos amigos que ele deixa” – Paulo Giovanni, chairman da Publicis Comunicações no Brasil.
“Paulo Salles sempre foi um exemplo pessoal e profissional para mim. Generoso, inteligente e cativante, era extremamente querido e admirado por clientes e colaboradores. E se hoje temos um mercado forte e globalizado, devemos muito a ele. Perdi um grande amigo e uma das minhas principais referências” – Hugo Rodrigues, presidente da Publicis Brasil.
“Era um amigo querido e divertido. Alegre e sempre um positivista sobre a vida e os negócios. Devo a ele ter passado nove felizes anos na Publicis, pois foi graças a ele que lá cheguei como Presidente e CEO e lá fiquei nesses nove anos. Ele sempre me ajudou muito enquanto lá esteve e mesmo estando fora. Eu perco um grande amigo e o mercado um grande profissional” – Orlando Marques, presidente da Abap.
Texto atualizado em 12/05/2016, às 10h