Homenageados subiram ao palco nesta segunda-feira (16) para receber os troféus oferecidos pela ABP

 

A entrega do Prêmio Comunicação 2011 da ABP (Associação Brasileira de Propaganda) foi realizada no início da tarde desta segunda-feira (16), durante um almoço no Gávea Golf Club, evento que atraiu alguns dos mais importantes profissionais do indústria da comunicação, como por exemplo Luís Macedo, o Macedão, — fundador da MPM —, raramente visto, hoje em dia, em eventos da área. Ele e muitos outros representantes de agências e veículos foram aplaudir os vencedores deste ano: o publicitário Roberto Medina, representado por seu irmão Rubem Medina; a Agência do Ano, Ogilvy Brasil; o Anunciante do Ano, P&G; e o Veículo do Ano, Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Sergio Amado, ceo do Grupo Ogilvy Brasil, diz que fez questão de vir receber a premiação da ABP, nunca antes conquistada por sua agência. “Essa premiação fecha um importante ciclo para a agência, a mais premiada do país em Cannes este ano, a terceira mais premiada do mundo e ganhadora de 16 leões. Este é o resultado de um trabalho muito forte focado em criatividade que iniciei em parceria com o Anselmo Ramos e o Luiz Fernando Musa (respectivamente vice-presidente de criação e diretor geral da Ogilvy)”, disse Amado, que comanda um grupo e 14 empresas, com 1050 funcionários.

A mais recente aquisição do grupo foi a Foster, de produção digital, baseada em São Paulo. Esse tem sido o principal foco das aquisições, mas Amado diz já estar em negociações adiantadas com duas novas empresas, uma de publicidade “tradicional”.

“A área digital sem dúvida é um foco e pouca gente sabe que temos, em Recife, uma estrutura digital com 100 pessoas que atende nossos clientes no Brasil e no mundo”, comenta.

A necessidade de crescer pelo menos 20% ano ano faz com que o ritmo das aquisições não esmaeça. “Pelo menos 50% do resultado tem de vir de aquisições, e o restante de crescimento orgânico. Não é fácil. Estamos com o nosso foco também fortemente voltado para o mercado do Rio de Janeiro”, disse Amado.

João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, diz que o grupo tem procurado investir e diversificar, sem medo de ousar. “O prêmio é um reconhecimento do mercado que nos estimula um bocado. Temos realmente investido e diversificado, temos procurado novos caminhos, novas mídias e programas. A Band não está com medo de ousar, experimentar nesse mundo novo, fragmentado, complexo, onde não se tem um molde definido como se tinha no passado. Levamos a serio a multimídia e temos feito isso com afinco”, disse o executivo.

Sobre o futuro, Saad diz que o Grupo investirá na multimídia. “Acreditamos que haverá segmentação crescente, o que é natural. Mas a internet ainda está por encontrar um modelo de negócio. Há negócios que usam a internet, mas ela solta é anárquica. Se você entrar nela de peito aberto, quebra. Não se tem remuneração para todo o trabalho feito. Estamos procurando, mantendo o jeito de fazer multimídia sem se desintegrar, fabricando novos produtos, segmentando aqui e lá e operando em conjunto. É a estratégia que temos usado para nos prepararmos para o futuro”, concluiu.

O diretor de marketing corporativo da P&G, Rodrigo Finotti, recebeu o prêmio de Anunciante do Ano e, no lugar de Roberto Medina, em Madri para encerrar mais uma edição do Rock in Rio, recebeu a homenagem Rubem Medina. Também foram homenageados Cícero José de Azevedo Neto, que trabalhou durante 50 anos na Rede Globo, a maior parte deles na área comercial, além de ter atuado como representante da Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão), do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) e do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão). A viúva de Chico Anysio, Malga di Paula, recebeu uma homenagem póstuma ao humorista, entregue pela ABP.

Durante a cerimônia a apresentadora também anunciou a realização do próximo Festival de Publicidade da ABP, a ser realizado entre 8 e 12 de novembro em Búzios, na região dos lagos do Rio de Janeiro. “Nossa intenção é mudar o formato e atrair tanto estudantes quanto profissionais do mercado para a programação de palestras”, disse Marion Green, diretora da ABP.