A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) acaba de apresenta o guia “Marketing Responsável – Garantias e Limites da Publicidade Infantil. Com foco no exercício da propaganda de forma responsável, a entidade sintetiza direcionamentos que podem orientar o mercado.

Entre os temas de discussão, destaque para questões jurídicas e constitucionais da legislação brasileira, a real importância econômica e social da publicidade, a especificidade do mercado digital entre outros temas. Segundo Nelcina Tropardi, vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos da Heineken e presidente da ABA, o marketing responsável e ético permeia o documento.

Representantes dos Comitês Jurídico e de Relações Governamentais da ABA

“No Brasil, como na maior parte do mundo, a publicidade infantil não está proibida, mas bem regulamentada. A busca do marketing responsável é um dever do anunciante, assim como é seu direito de lutar pela liberdade de anunciar” destaca a executiva.

O guia é uma entrega dos Comitês Jurídico e de Relações Governamentais da ABA, presididos respectivamente por Dra. Mariângela Sampaio, senior legal manager na Unilever/Latam regional category counsel, e Daniela Rios, gerente de relações governamentais da P&G. Foi elaborado com apoio do escritório Magalhães e Dias Advocacia.

“Democrática em seu DNA, a ABA defende o diálogo – franco e embasado – como único caminho à criação de consensos sociais legítimos e perenes. Isso é tanto mais verdadeiro, à luz da complexidade de nossa sociedade, digital e multifacetada, com mudanças à jato, na qual o hoje já um quase ontem”, finaliza Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.