Nelcina Tropardi: “Trabalhamos o assunto com altíssima diligência” (Créditos: Alê Oliveira)

A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), em cumprimento à deliberação unânime de sua diretoria nacional, está se desligando do quadro associativo do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), que tem como missão zelar pelas boas práticas comerciais e a autorregulamentação do mercado publicitário.

A entidade informa que a decisão, votada durante reunião da diretoria nacional, realizada nesta sexta-feira (22), foi tomada após muito debate e diálogo sobre a temática, que vem permeando a associação há alguns anos.

Nelcina Tropardi, presidente da ABA e cofundadora do Arca+, disse que “a decisão da ABA de deixar o Cenp foi extremamente tranquila e transparente, com alto nível de debate e governança. Trabalhamos o assunto com altíssima diligência em concordância com a responsabilidade da ABA de salvaguardar o exercício ético e responsável do marketing & comunicação acompanhando os avanços rápidos e constantes do mercado”.

Em comunicado, a ABA afirma que foi uma das entidades fundadoras do Cenp há mais de duas décadas, quando o mercado e os atores do ecossistema publicitário se encontravam em estágio de desenvolvimento muito diverso do atual, com desafios e perspectivas completamente diferentes.

E continua: “O mundo mudou. O mercado evoluiu muito. Novos e grandes desafios batem à porta, o que nos empurra, mais do que nunca, para a necessidade de uma reflexão profunda e livre sobre as novas tendências de comunicação e mídia que envolvem interesses dos anunciantes, veículos, agências e tantos outros atores deste segmento econômico. É nossa obrigação discutir e compreender com franqueza de propósito e técnica como contribuir para tornar o mercado publicitário cada vez mais livre, pujante e dinâmico. Não se trata, portanto, de ruptura, mas necessária evolução. Continuamos absolutamente comprometidos com a autorregulamentação e relevância do diálogo institucional. Permanecemos engajados em toda e qualquer discussão que envolva os interesses dos anunciantes”.

Em nota, o Cenp informou que recebeu a comunicação da ABA externando o seu “mais pronto desligamento do quadro associativo do Cenp”. Segundo o Cenp, a entidade que se desliga participou de todos os atos de constituição da entidade e nela teve participação efetiva em seus organismos de atuação e gestão.

“A comunicação recebida já foi encaminhada aos presidentes das demais entidades mantenedoras do Cenp, a quem competirá avaliar e deliberar os próximos passos da entidade de autorregulação ético-comercial e ao modelo brasileiro de publicidade”. O Cenp é presidido por Caio Barsotti.

*Texto atualizado às 17h55.