A Abrale e a Abrasta lançaram a campanha “Seu sangue pode continuar uma história. Seja doador!” para marcar o Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue.
A iniciativa busca ampliar o número de doações voluntárias e reforçar a necessidade de regularidade nos hemocentros. Segundo as entidades, cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, mas menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente.
“Para quem vive com uma doença do sangue ou enfrenta um câncer hematológico, a disponibilidade de sangue pode ser determinante para o tratamento”, afirma Dina Steagall, vice-presidente da Abrale.
Pacientes com leucemias agudas, mieloma múltiplo, mielodisplasia e talassemia estão entre os grupos que dependem de transfusões frequentes durante o tratamento.
No dia 12 de junho, a Abrale e a Abrasta realizarão uma ação em parceria com a Fundação Pró-Sangue, em São Paulo, com distribuição de camisetas e chaveiros da campanha aos doadores.
As entidades também farão ações em hospitais por meio de navegadores regionais e reforçarão a mensagem nas redes sociais ao longo do mês.

