O mês de março foi marcado por grande movimentação no ranking de investimentos publicitários das agências. Dados não oficiais obtidos pelo PROPMARK revelam sinais de recuperação, principalmente de agências tradicionais que vinham sentindo impacto de inúmeros fatores, desde o cenário econômico ainda instável, a perdas de contas e fusões nos últimos meses. O documento do Kantar Ibope  contempla os preços cheios das tabelas dos meios de comunicação sem os descontos realizados.

O oposto também foi identificado, ou seja, a conquista de contas relevantes impactaram diretamente o ranking, assim como a aproximação da Copa do Mundo. A Africa, por exemplo, foi a que mais cresceu no período. Ela subiu 15 posições em relação a fevereiro, registrando investimento de R$ 248.625 milhões, ficando em quarto lugar na lista geral de 50 agências. 

A agência estreou justamente em março a primeira campanha para a Marisa, conta conquistada em dezembro de 2017. O trabalho de comunicação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher teve Claudia Leitte como protagonista.

A intensificação das ações voltadas para a Copa também movimentou o dia-a-dia na agência. Para a Brahma, patrocinadora oficial da Seleção Brasileira,  a Africa assina os vídeos que retoma o simbólico slogan “o número 1”.

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O mundial na Rússia, aliás, tem impulsionado outra agência do grupo ABC. Não à toa, a DM9DDB vem ganhando relevância junto aos seus principais clientes McDonald’s e Itaú. A agência ganhou sete posições e fechou o período com R$ 200.932 milhões. Para a instituição financeira, assina “Preleção”, em que o técnico Tite é garoto-propaganda, e “Um Brasil Só”.

Para a rede de fast food resgatou os tuites de Neymar Jr. e os estampou nas embalagens de Big Tasty. A ação acaba de ser atualizada e os oito sanduiches campeões da Copa também ganharão tuites do craque na embalagem.

Desempenho e recuperação

A Z+ também teve crescimento expressivo. Subiu 14 posições em relação a fevereiro, ficando em oitavo lugar, totalizando investimento de R$ 213.738 milhões. Dentre os projetos de destaque no período, estão campanhas para a Hyundai, patrocinadora oficial da Copa do Mundo e para a Tim.  É da agência a campanha do Tim Black, que marcou o reposicionamento da operadora no segmento.

Já a Leo Burnett Tailor Made subiu 11 posições e ficou com o segundo lugar no ranking, atrás apenas da Y&R, líder tradicional impulsionada principalmente pela conta da Via Varejo. O grupo é o segundo maior anunciante do Brasil, e conta no portfólio com Casas Bahia e Ponto Frio.

Em março, a Leo Burnett esteve à frente de trabalhos representativos. Fez a campanha de lançamento do Fiat Cronos e da cervejaria Devassa. A Tribal Worldwide também teve bom desempenho. Ganhou nove posições em relação a fevereiro, muito provavelmente impulsionada pelo varejo com campanha para Leroy Merlin.

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Mas o carro-chefe do período foi a nova campanha para a Nextel. Após conquista da conta em janeiro, a agência apresentou aos consumidores o “ruivo” da Nextel em campanha que deu o que falar. Após julgamento do Conar, trouxe nova campanha, dessa vez, com o “moreno” da Nextel.

Não menos importante, a LewLara TBWA é outra que merece destaque. A agência ganhou 10 posições, e ficou com o 14º lugar, totalizando R$ 185.875 milhões. Após conquista da conta da CVC em janeiro, a agência tem participado de ativações com foco no esporte para a Nissan. Destaque para Champions League e Campeonato Paulista para promover o novo Kicks.

As 10 primeiras agências do ranking de investimentos publicitários são:

Y&R
LEO BURNETT TAILOR MADE
DPZ&T
AFRICA
TALENT MARCEL
PUBLICIS PBC COMUNICACAO
ALMAP BBDO
Z MAIS
OGILVY E MATHER BRASIL
DM9DDB

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