Vídeos educacionais, de treinamento e tutoriais ganham destaque em 2021 (Freepik)

Um levantamento feito pela Abrolhos Filmes aponta as sete tendências de video marketing para 2021. “Com o público ainda fragilizado pelo ano difícil, empresas devem investir em campanhas baseadas na transparência e no conteúdo personalizado para gerar aproximação e confiança”, diz o produtor André Sobral, da Abrolhos Content. 

De acordo com a produtora, o marketing de influência, vlogs e lives ganham ainda mais importância na estratégia das marcas para criar proximidade com os consumidores. Já as redes sociais pedem atenção na legendagem dos conteúdos, inclusive para cumpri a lei de acessibilidade. 

Os vídeos educacionais, de treinamento e tutoriais também seguem em evidência. Canais que ensinam sobre exercícios, costura, cozinha, jardinagem e que apresentam até dicas de economia estão entre os mais procurados durante o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, transformando-se em oportunidade para inovações capazes de estreitar o relacionamento das marcas com os consumidores. 

Os vídeos mais longos, com duração média de 15 minutos, surge como uma alternativa capaz de favorecer o engajamento com a marca, enquanto os formatos entre seis e dez minutos garantem a visualização, instigando a pessoa a buscar mais conteúdo relacionado à marca. 

A quinta tendência verificada pela Abrolhos Filmes diz respeito à busca por histórias reais, capazes de conectar as pessoas a mensagens transparentes e verdadeiras, o que eleva os cuidados na redação do roteiro dos vídeos. 

Mais atento aos temas sociais e ambientais, o consumidor continuará cobrando posturas mais responsáveis, obrigando as marcas a revisarem as suas práticas para que possam ser consideradas no momento de compra.

O sétimo apontamento fala sobre data-driven video. Em 2020, basear-se no big data foi essencial para tomar decisões com rapidez, estratégia que segue em 2021 como o combustível para impulsionar a publicidade e os negócios.