Fábio Wajngarten, ex-Secretário Especial de Comunicação Social (Secom) do Ministério das Comunicações (Agência Brasil)

Em decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (11), o governo confirma a substituição de Fábio Wajngarten, que atuava como Secretário Especial de Comunicação Social (Secom) do Ministério das Comunicações, pelo almirante Flávio Augusto Viana Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos (SAE) do Palácio do Planalto.

O militar ocupará interinamente o cargo deixado por Wajngarten, acumulando ambas as secretarias.

Na liderança da Secom desde abril de 2019 – em substituição a Floriano Barbosa de Amorim – Wajngarten foi nomeado secretário da pasta em junho do ano passado, com a recriação do Ministério das Comunicações, encabeçado por Fábio Faria.

Wajngarten é empresário do setor de pesquisa de mídia e já trabalhou no gabinete do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente. Ao longo de sua gestão levantou polêmicas e, ao ser exonerado da Secom pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), chegou a ser convidado para assumir outras posições no governo. Mas, até o momento, recusou as ofertas.

Flávio Rocha, que chegou ao Planalto no início de 2020 para assumir a SAE, já chefiou a área de comunicação da Marinha. Hoje, é visto como um conciliador e tem ajudado a organizar diversos encontros do Planalto. A partir de agora, assume o gerenciamento de contratos publicitários e a coordenação da comunicação institucional do governo.