O presidente Jair Bolsonao (sem partido) anunciou, na noite desta quarta-feira (10), em uma publicação em sua conta do Facebook, que vai recriar o Ministério das Comunicações, a partir de um desmembramento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O deputado federal Fabio Faria (PSD-RN), genro de Silvio Santos, será o titular da nova pasta.  A Medida Provisória da decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Marcos Pontes continuará à frente do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.

O próprio presidente ressaltou o fato de Faria ser genro do apresentador e dono do SBT. Bolsonaro postou uma foto ao lado do marido de Patricia Abravanel nos comentários do post.

Com a decisão, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República (Secom) será extinta.

Fabio Wajngarten, que comandava a Secom, terá um novo cargo. Passará de secretário especial da secretaria especial de comunicação social para secretário-executivo do Ministério das Comunicações.

Conforme destaca o Estadão, a Secom é o quinto maior contratante de publicidade do poder executivo federal, com R$ 127,3 mihões em contratos vigentes com agências de propaganda. Além da publicidade, é responsável pela divulgação dos atos do governo, por assessoria e relacionamento com imprensa e por atuação nos meios digitais, com controle das redes sociais do Planalto.