“Ninguém quer mais bugiganga como brindes e sim objetos úteis, de qualidade e que cada vez mais estejam fora do óbvio”. Com essa afirmação, Sônia Bittar, diretora de shopper & retail da Ipsos, mostrou como está o comportamento do consumidor brasileiro em relação às promoções e brindes oferecidos pelas marcas na compra de seus produtos.

Multinacional francesa de pesquisa, a Ipsos realizou um estudo em 15 mercados nacionais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, entre outras regiões metropolitanas do Brasil, sobre a relevância das promoções. O estudo foi encomendado pela Ampro (Associação de Marketing Promocional) e apresentado durante o Festival de Cannes, em junho último.
 
Outra informação apontada no estudo é que 52% dos entrevistados disseram que compram produtos com brinde promocional. Sobre o sentimento do consumidor em relação às marcas que oferecem os brindes, 55% dos entrevistados afirmaram que sentem orgulho de usar a marca; 52% disseram que a marca se preocupa com a família; 50% informaram que vale a pena pagar mais pela marca e 47% disseram que aumentaram suas compras.

O estudo também indicou que a promoção “leve 3, pague 2” é a mais desejada no mundo. Os brindes têm a maior preferência nos países da América Latina, na comparação com os consumidores da Europa, Estados Unidos e Japão. “Acreditamos que isso tem a ver com o fato de o povo latino ser mais afetivo e ter uma relação menos racional com a marca, além da questão do misticismo e significado que os gifts podem trazer”, explicou Sonia.

Era da experiência – A Ipsos também divulgou novidades em relação ao comportamento do consumidor brasileiro, no que diz respeito a tendências e experiências com as marcas. Entre outros destaques, a 4ª Onda do Observatório de Tendências mostra que vivemos a era da supervalorização da experiência, com um consumidor muito mais sofisticado em busca de experiências diferentes com a marca. “Mais do que nunca, hoje as pessoas buscam experiências diferentes com as marcas. Muitas vezes, a experiência é até mais importante do que o produto em si”, disse Renata Rodrigues, diretora de pesquisa qualitativa da Ipsos.

Outra tendência forte é que o brasileiro está se inserindo cada vez mais no contexto mundial do consumidor “know your rights” (numa tradução livre, saiba os seus direitos). Isso significa que o consumidor brasileiro está mais crítico, exigente e reivindicando mais das empresas informações sobre produtos e serviços. Além disso, o consumidor também está mais ético, principalmente em relação ao aquecimento global.

A executiva também afirma que existe uma corrente forte no Brasil por um marketing mais ético, transparente. “Essa é uma tendência que vai se consolidar. Além disso, há uma pressão forte do grande varejo sobre as marcas para que sejam mais racionais na produção, como a redução das embalagens e um apelo pelos produtos verdes”, reforçou Renata.

Por outro lado, ainda há uma ambivalência na sociedade de consumo, em busca do “over”, como os exageros da moda através de muitas cores, bolsas, acessórios e lojas enormes que ostentam e comunicam uma mistura de sentimentos, como euforia, alegria e festividade. O retrato também mostra uma preocupação grande com as incertezas sobre o futuro do planeta, a ameaça de recessão, o resgate de valores e busca por mais credibilidade.

Kelly Dores