Conhecido mundialmente por suas famosas listas que trazem curiosidades e todo tipo de assunto, como uma relação de “12 coisas legais para você experimentar em maio”, o Buzzfeed quer extrapolar esse benchmark e aproveitar sua veia de conteúdo para criar novos produtos. No Brasil há cinco anos, a empresa de mídia afirma que está se reinventando e aposta na cocriação de produtos. 

Na liderança da unidade brasileira como diretora-geral há menos de um ano, Luciana Rodrigues (ex-Turner, onde era VP de inovação) conta que a área de conteúdo foi reorganizada e marcas que são sucesso internacional foram lançadas no país. “E partimos para o que, acreditamos que terá cada vez maior peso no negócio: a cocriação, com diferentes parceiros, de produtos não apenas de mídia, mas em indústrias variadas”, reforça a executiva.

Ela conta que já foi dado um primeiro passo concreto, fruto da parceria do Cartoon Network com uma de suas principais marcas, a Tasty Demais. “Criamos um mashup de dois universos que nunca haviam se cruzado: receitas e desenho animado. Foram mais de 31 mil compartilhamentos de duas receitas de abacate, narradas pela Vovó Juju, do show Irmão do Jorel”, conta Luciana.

A executiva fala que a ideia é lançar produtos que vão além do universo da mídia. “Neste momento, estamos em fase avançada de conversas com uma empresa justamente do setor de alimentos para o lançamento de uma linha de produtos em setembro”. Nos Estados Unidos, o Buzzfeed já tem parcerias com gigantes como Walmart, Macy’s e Maybelline.

A empresa afirma que não se trata de uma marca, mas de várias, sendo que o BuzzFeed é o grande guarda-chuva, a marca-mãe. “Temos as nossas media brands: BuzzFeed Originals, Tasty Demais, BringMe! Em Português e Migas. A Tasty Demais, marca que conecta pessoas por meio do prazer de cozinhar, é um de nossos maiores sucessos no Brasil. Tem 23 milhões de fãs no Instagram e Facebook. Migas, por sua vez, é uma marca nascida e totalmente criada no Brasil. Ela é o resultado do sucesso do BuzzFeed Brasil na produção de conteúdo voltado para mulheres, que são 54% da audiência que consome nosso conteúdo no país”, diz.

Ela lembra ainda da parceria do BuzzFeed com a ONU Mulher, e como empresa signatária das WEPs. “Além disso, desde abril, fazemos parte do #unstereotype Alliance, que visa eliminar estereótipos para promover a igualdade de gêneros na publicidade”, revela a diretora-geral do BuzzFeed no Brasil.