A comemoração dos 55 anos de existência do PROPMARK é motivo de muita festividade! Afinal, a atividade publicitária integra a cadeia de crescimento e desenvolvimento dos países de livre mercado. O que seria das indústrias e empresas sem canais para comunicar e divulgar o fruto dos seus esforços? Trata-se de uma atividade-meio, que opera como um elo promovendo e facilitando a comercialização de produtos e serviços. E mais, em todos os sentidos: aproximando famílias na realização dos seus sonhos de consumo.

O PROPMARK nasceu para cumprir a função de projetar o relacionamento entre anunciantes, agências de propaganda, veículos de comunicação, fornecedores e profissionais das diversas atividades do setor. Esse veículo, que agora comemora 55 anos, é fruto de um idealista combativo e ferrenho defensor das relações entre a indústria da comunicação junto ao mercado consumidor. Advogado, publicitário e jornalista, Armando Ferrentini está sempre pronto para defender as causas justas do setor.

Armando Ferrentini, fundador do PROPMARK há 55 anos, dirige o jornal até os dias de hoje – FOTO: Alê Oliveira

Foi dele a iniciativa pioneira de criar a coluna semanal, no Diário Popular, que se transformou no nosso PROPMARK, com vida própria. Armando venceu obstáculos e se dispôs a continuar batalhando para que a comunicação recebesse respeito e credibilidade. É por causa dessa trajetória de trabalho e realizações que Ferrentini, desde o ano passado, já vinha sendo cogitado para receber a Medalha Anchieta, láurea oferecida pela Câmara Municipal para os filhos ilustres de São Paulo.

Esta é uma edição especial comemorativa dos 55 anos do PROPMARK. Nas suas páginas o tema está narrado com precisão, dada a qualidade editorial deste semanário. Mas, como jornalista e ex-diretor de redação do então Asterisco e mais tarde Propaganda & Marketing, circulando junto com a Gazeta Esportiva e depois na Folha da Tarde, permito-me registrar lembranças e fatos sobre a figura de Armando Ferrentini.

Aliás, tenho a impressão que posso até ser redundante porque nesta edição há manifestações de nomes importantes do mundo da comunicação sobre Ferrentini, com mais pertinência do que eu. A única diferença é que, ao longo de quatro décadas ou mais, tivemos uma convivência de cama e mesa. Cama, porque dormíamos pouco e trabalhávamos muito. Mesa, porque na dele se discutiam pautas, apuravam-se informações do mercado e planejava-se cada nova edição, semanalmente. Era tarefa de leão (o meu signo).

A título de registro e confissão seguem apenas alguns exemplos dessa tarefa: o atual governador João Doria, também ele profissional de marketing e jornalista, residia na Itália nos idos dos anos de 1970 e escrevia para o semanário. Sua coluna era uma das últimas a serem recebidas na redação e sempre problemáticas porque chegavam via telex (imagina só!) e com falhas datilográficas porque o teclado da máquina italiana tinha algumas incompatibilidades com o do Brasil – as dúvidas eram esclarecidas via telefone, mesmo considerando-se o fuso horário.

Outro exemplo: preparar a coluna do genial Carlito Maia, da inesquecível Agência Magaldi, Maia & Prosperi, era outra proeza a ser enfrentada regularmente. As ideias de Carlito Maia eram brilhantes, só que demandava atenção redobrada para entender e retratar fielmente seu pensamento transformado em linhas impressas. Outra questão emblemática era a presença na redação, no 46º minuto do segundo tempo do fechamento da edição, de Oswaldo Castilho (já falecido). Na época, como diretor comercial, sua presença às sextas-feiras à noite na redação era indício de alguma emergência. Poderia indicar que um anúncio entraria, ou, que algum “cairia” da edição em fechamento. Isso significava reformatar páginas inteiras… Nessas horas me estressava e fazia sentido.

Eu, recém-saído da função de repórter de polícia, fui cuidar de propaganda e marketing. No início não soava bem, mais para mim do que para o Armando, que insistia para que todos os meus cacoetes como sons de sirenas de viaturas policiais e de ambulâncias, tiroteios e entreveros de rua fossem deletados de vez da minha atenção. Havia época que tinha vontade de jogar tudo para o alto e o fazia sem nenhum pudor! Ferrentini, de origem italiana como eu, mas, mais vivido no mundo dos negócios, dava tempo ao tempo – ele acreditava em mim e sabia acalmar a minha “fera” interior.

O fato é que nessa nova função que ocupava não havia necessidade de espreitar tiroteios e nem correr risco de bala perdida.
Os anos foram se passando. Nossos filhos foram crescendo e nós fomos nos transformando. Ele, um chefe exigente até sexta-feira, quando o Caderno era finalizado e impresso. Depois, aos sábados e domingos, erámos (como somos até hoje) amigos. Saíamos com as nossas famílias para assistir a shows, jantares em restaurante da moda ou apenas comer pizza e tomar chope.

Quanto a mim, não sei. Quanto ao Armando, este sim, é dotado de duas virtudes distintas. Uma delas era e continua sendo a de trabalhar adoidado visando gerar resultados para o jornal, sem considerar nem tempo e nem espaço – um verdadeiro furacão. A outra era a sua visão de futuro. Ouvia relatos dos seus projetos, da sua batalha incansável em querer mais, produzir mais, enfim, entender melhor os fatos.

Nesse mais de meio século de convivência sempre observei no Armando os eloquentes espíritos de empreendedor e humanitário. Testemunhei algumas reuniões nas quais defendia pessoas e causas com muita garra, simplesmente por acreditar nelas.

Não tenho sombra de dúvida de que é dele a primazia de ter participado e estimulado, de forma pioneira, o Festival da Screen Advertising World Associação – Sawa, o atual Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, por um período realizado em Veneza e posteriormente transferido para Cannes, onde se encontra até hoje. Seus esforços e iniciativas ajudaram que o Brasil conquistasse a representatividade que tem junto ao mercado publicitário mundial. Acompanhei essa trajetória in loc durante anos seguidos. Para não ficar apenas com a minha impressão, eis o que disse, em longo depoimento no início dos anos de 1970, Luis Antonio Ribeiro Pinto, delegado brasileiro junto à Sawa:

“O Ferrentini foi nosso companheiro e parceiro ininterruptamente (….). Acho que o Armando, mais do que ninguém, é o maior testemunho da nossa incansável trajetória durante 30 anos em Cannes, período em que vimos a publicidade brasileira ser elevada a nível internacional e estar entre as melhores do mundo”.

Também é dele e de outros amigos, dentre eles Elóy Simões, Cícero Silveira, Alberto Madia e Roberto Simões, a iniciativa de criar uma homenagem aos melhores da propaganda. Assim, nasceu a Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), que se transformou numa láurea desejada por profissionais do mercado publicitário de todo o Brasil e já conta com décadas de existência. Por onde Armando passa deixa a sua marca. Vide seu apoio à Associação dos Profissionais de Propaganda (APP). O piano que se encontra numa das suas salas foi oferecido por ele, afora sua atuação sempre presente em reuniões e divulgação dos eventos da entidade. Que o diga o seu atual presidente, Ênio Vergeiro!

O mesmo se poderia dizer sobre os áureos tempos da Associação Brasileira dos Dirigentes de Venda do Brasil (ADVB), onde foi presidente. Ou, então, como interventor na Federação Paulista de Futebol por curto espaço de tempo, com a finalidade de sanear a entidade que passava por momentos críticos. Enfim, essas são as marcas do Armando.

Medalha Anchieta

Quem descreve melhor o perfil de Armando é o vereador e ex-publicitário Dalton Silvano. Ele propôs e já foi aprovada pelos vereados da Câmara Municipal de São Paulo a homenagem de entrega da “Medalha Anchieta” a Armando Ferrentini. Essa comenda é entregue a pessoas nascidas em São Paulo, que promoveram realizações em favor da comunidade paulistana, em qualquer atividade de interesse público. A solenidade de entrega da comenda a Armando Ferrentini ocorrerá ainda este ano, em data a ser definida pela Câmara Municipal.

O vereador Dalton Silvano, justificou seu projeto de lei apresentando o seguinte argumento: “Armando Crisóstomo Ferrentini nasceu no dia 27 de janeiro de 1943, no bairro do Brás, filho de Armando Ferrentini e dona Ignez Panini Ferrentini. Formado em direito pela Universidade Mackenzie, sua vocação sempre esteve voltada à Comunicação Social.
Tornou-se o primeiro jornalista da imprensa paulista especializado em marketing e propaganda. Apesar de sua formação acadêmica ser em direito, bacharelado pela Universidade Mackenzie, a vocação jornalística nasceu no antigo jornal Diário Popular.

Em 1965, Armando Ferrentini, como é mais conhecido, estreava o Caderno Asteriscos no mesmo Diário Popular, com notícias voltadas exclusivamente ao mercado publicitário. Ainda na década de 1960, Ferrentini assumiu a diretoria comercial do mesmo Diário Popular e jamais abandonou sua veia jornalística pela publicidade. Juntamente com dois parceiros publicitários – Elóy Simões e Cícero Silveira –, Ferrentini criou o mais tradicional e importante troféu da Propaganda brasileira, em 1968, o Prêmio Colunistas, que, até hoje, destaca os melhores da publicidade nacional.

Ferrentini foi repórter esportivo também e em 1966 cobriu a Copa do Mundo na Inglaterra. Palmeirense de berço, em 1971 assumiu a diretoria de propaganda da Sociedade Esportiva Palmeiras. Ainda na área de Esportes, foi interventor da Federação Paulista de Futebol em 1979.

Naquele mesmo ano, Armando Ferrentini assumiu a presidência da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil). Em sua trajetória profissional e empresarial, criou a Editora Referência (onde é sócio majoritário) responsável pelas revistas Propaganda, Marketing e pelo Caderno Propaganda & Marketing, hoje denominado PROPMARK.
Ferrentini foi pioneiro também na criação de instituições importantes do mercado publicitário, como o Prêmio Marketing Best, a Semana Internacional de Criação, o Prêmio Veículos de Comunicação e fundou a ainda a Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp).

Sua trajetória de trabalho inclui também o ensino universitário. Palestrante voluntário sobre o que mais conhece na vida profissional. Armando Ferrentini é, ainda, presidente do Conselho Deliberativo da ESPM.

Indiscutível a contribuição profissional, social e de vanguarda desse jornalista ao fortalecimento e engrandecimento da propaganda brasileira, inclusive em nível internacional com apoio e cobertura ininterruptas há mais de três décadas do principal festival internacional da propaganda, o Festival de Cannes, realizado anualmente na França.

Inquestionável também a contribuição de Armando Ferrentini para o negócio da propaganda paulista, que detém hoje mais de 70% das verbas publicitárias do país e onde se concentram as maiores e melhores agências de publicidade do Brasil, muitas originárias de jovens que tiveram incentivo e apoio desse jornalista e dos veículos especializados que edita e dirige até hoje.

A história de vida, dedicação, respeito e defesa da propaganda paulistana, paulista e brasileira justificam esta nossa propositura em homenagem a um dos grandes filhos desta nossa cidade por tudo que tem feito por ela e por uma gama imensa de trabalhadores que fazem da propaganda de São Paulo uma das melhores do mundo.”

Confira a seguir as manifestações de personalidades da indústria da comunicação sobre os 55 anos do PROPMARK.

“A atuação do jornalista Armando Ferrentini em 55 anos ininterruptos de publicação do PROPMARK não tem paralelo na imprensa nacional. Neste espaço jornalístico e empresarial, Armando conquistou o respeito e a admiração do mercado, pois, além de acompanhar todas as transformações da nossa indústria da comunicação, desenvolveu as principais premiações de reconhecimento do talento e melhores práticas da publicidade. Nesse contexto assumiu ainda destacado papel à frente do Conselho Deliberativo da ESPM, que se tornou uma referência internacional na preparação de profissionais em todas as áreas do setor. Armando Ferrentini merece essa justa homenagem”.
João Saad – presidente do Grupo Bandeirantes.

Muito bom poder comemorar os 55 anos de um veículo tão importante para o mercado publicitário. Quando leio os editoriais assinados pelo nosso querido Armando Ferrentini, que considero ser um gentleman, vejo quanta experiência ele e sua equipe acumularam ao longo do tempo. Não seria nada fácil manter um veículo relevante por tanto tempo, não fosse a qualidade de seus profissionais e uma liderança forte. Temos muita gratidão por tudo que produziram, pela influência positiva que exercem e desejo que continuem vivos e vencendo todas as barreiras e desafios que este país nos impõe! Parabéns querido Armando e equipe, celebrem muito essa data!”.
José RS Maciel – Vice-presidente do SBT

“Armando Ferrentini é o documentarista de tudo que aconteceu no mercado brasileiro de comunicação através de seu PROPMARK, condutor e incentivador de todas as boas iniciativas e melhores práticas que nosso trade exigiu. Armando, diga-se, sempre esteve à frente de grandes iniciativas e entidades de classe, particularmente a APP Brasil, onde é associado desde 1963 e, sempre, generosa e gratuitamente, abriu espaço para a divulgação do propósito da entidade. É um enorme privilégio para mim estar ao lado dele, que o tenho como exemplo de profissional ético”.
Ênio Vergeiro – presidente da APP e CEO da Q&A

Não é qualquer mercado que pode ter um Armando Ferrentini em atuação por 55 anos. Um privilégio da propaganda brasileira. Como publicitário sempre tive no PROPMARK uma fonte importante de informação e atualização. Enquanto estive na presidência da Fenapro e, agora, na presidência da CNCom, pude perceber que é mais que isso: o Armando, suas publicações e artigos são ferramentas poderosas para defesa, discussão e evolução de nosso negócio”.
Gláucio Binder – presidente da Confederação Nacional de Comunicação Social e sócio da agência Binder

“É uma grande alegria poder homenagear este mestre de todos nós, cuja atuação ao longo dos anos reconheceu e transformou, de forma sempre generosa, a realidade de tantos profissionais de nosso ecossistema, por meio de uma cobertura exemplar e comprometida com a verdade, e de prêmios como Marketing Best, Marketing Citzen e outros. São 55 anos de tradição, ética, respeito ao público e a capacidade de representar, de forma transparente e justa, o impacto da atividade de marketing na sociedade e nos negócios. Obrigada, Armando Ferrentini, por trazer em seu DNA à história da propaganda e marketing no Brasil, e por empregá-la a favor do desenvolvimento da nossa atividade, do nosso mercado e do nosso país”.
Sandra Martinelli – presidente-executiva da ABA

“Em nome do GAN – Grupo de Atendimentos e Negócios, quero desejar feliz aniversário para uma das pessoas mais importantes do nosso mercado: Armando Ferrentini. O Armando Ferrentini inspira gerações com o propósito da boa comunicação. Boa comunicação e informação relevante, com assuntos tão necessários no contexto em que estamos vivendo. Obrigada, Armando. Parabéns!”.
Cris Pereira – Chief business officer da SunsetDDB e presidente do Grupo de Atendimento e Negócio

Entre tantos jornalistas importantes e comprometidos com o ofício de bem informar que conhecemos, um deles vem narrando há mais de meio século a história da publicidade e do marketing, suas glórias e desditas. Trata-se de um jovem repórter, atento, sagaz e boa gente, que acumula essas funções com as de um veterano publisher, equilibrado, responsável e imune às tentações de competir, em termos de letalidade, com a grande imprensa.

Seu veículo conseguiu granjear prestígio e conquistar credibilidade, sem dissimular a condição de pertencer ao trade que descortina, critica e defende. Parabéns e obrigado, Armando Ferrentini. Você é nossa fonte – não na acepção jornalística do termo –, mas em seu sentido figurado: manancial onde o mercado publicitário sacia a sede de informação”.
Gilberto Leifert – sócio-diretor da Freeman Comunicação e ex-presidente do Conar

55 anos ininterruptos de publicação, do hoje PROPMARK. Somente um guerreiro obcecado e entusiasta de nosso mercado de comunicação como o Armando para realizar esse feito. Empreendedor, profissional e um grande entusiasta de nosso ofício! Salve Armando!!!”.
Roberto Mesquita – presidente do Conselho do Grupo O Estado de S.Paulo

Armando Ferrentini é uma das maiores referências do que a paixão por um ofício pode fazer. E o quanto isso pode contagiar todos a sua volta e legiões de jovens que estão todos os dias decidindo o que querem fazer de suas vidas profissionais. Um abração, parabéns, e muito obrigado pelos seus 55 anos ininterruptos à frente do PROPMARK!”.
Márcio Oliveira – Head of client services e business development – R/GA

A história da propaganda no Brasil não existiria sem a figura do Armando Ferrentini e seu PROPMARK! São 55 anos de batalha, incansáveis, para que nosso mercado atingisse o nível de excelência profissional, criativa e técnica, que se tornou a nossa profissão! Parabéns Armandão. Avante Palestra!”.
Duílio Malfatti – diretor de marketing do Governo do Estado de São Paulo

“Falar o que do Armando? Enciclopédia da propaganda, grande contador de histórias do setor, produzindo leitura obrigatória do segmento há mais de meio século. Que a vida lhe dê outros 55 anos felizes e saudáveis, realizando, realizando e realizando”.
Antônio Fadiga – CEO da agência Artplan

Não posso deixar de homenagear o grande jornalista Armando Ferrentini, principalmente agora que tantos colegas seus estão sofrendo “bullying”. O Ferrentini encarna o jornalismo em sua forma mais raiz — o lobo solitário que começou pequeno, enfrentando preconceitos e foi crescendo através de seu texto que exaltava os bons e fustigava os maus. Ferrentini também usou seu talento de escrever para fazer crescer eventos profissionais. Ao Armando, apesar de sua indiscutível origem italiana, as coisas nunca terminam em pizza”.
Roberto Duailibi – fundador da DPZ