O impacto econômico no Cannes Lions 2020 será sintomático caso o evento programado para ser realizado entre os dias 22 e 26 de junho seja cancelado devido aos efeitos do Covid-19. Ou adiado para 26 a 30 de outubro, data já reservada e confirmada pela Ascential, no mesmo Palais des Festivals de Cannes. Os organizadores estão cautelosos e informam que vão seguir as orientações das autoridades sanitárias da França e da OMS. Realizado desde 1953, a organização estipulou o dia 15 de abril como deadline para a decisão final. Philip Thomas, CEO do evento, disse nesta entrevista que vai seguir as determinações. Confira o seu depoimento feito por e-mail, inclusive, sobre as novidades propostas pelo festival.

“Não é papel do festival prever o futuro do setor”

O coronavírus é uma ameaça ao Cannes Lions 2020?
O Cannes Lions permanece firmemente aberto aos negócios e continuamos a monitorar de perto o desenvolvimento do coronavírus (Covid-19) e qualquer impacto potencial em nosso evento, seguindo orientações regulares do local, da Organização Mundial de Saúde e das autoridades francesas. O festival soltou um comunicado oficial na semana passada: ‘À medida que a situação do Covid-19 evolui em todo o mundo, a equipe do Cannes Lions continua a monitorar de perto os desenvolvimentos, seguindo os conselhos de autoridades relevantes de saúde pública, especialmente de nossos anfitriões, o governo francês. Nossos pensamentos estão com todos os afetados. Como estão as coisas e com todas as informações que nos foram apresentadas até o momento, nossa intenção é prosseguir normalmente. Estamos trabalhando em estreita colaboração com os nossos clientes, nossos patrocinadores e com o setor em geral para garantir a realização de um evento seguro e bem-sucedido. Naturalmente, estamos conscientes de que a situação está em constante evolução. Nossa equipe está preparada e o planejamento de contingência para todas as eventualidades possíveis está bem estabelecido. O Cannes Lions continua colocando a saúde, o bem-estar e a segurança de nossos clientes e funcionários em primeiro lugar e estamos fazendo tudo o que uma empresa responsável em nossa posição pode fazer para mitigar o risco representado pelo Covid-19. Forneceremos atualizações nas próximas semanas.

Quais são as novidades programadas para o Cannes Lions 2020?
Lançamos um novo Leão este ano, o de Transformação de Negócios Criativos. Nós o apresentamos para celebrar a criatividade que impulsiona os negócios e o pensamento criativo que muda a forma como os negócios se organizam, como as pessoas trabalham internamente e como os clientes se envolvem. Os Leões de PR também foram atualizados em 2020 para garantir que o prêmio represente com precisão a realidade atual do setor. O Cannes Lions realizou uma pesquisa com especialistas em relações públicas em todo o mundo para entender melhor seus desafios e perspectivas, a fim de garantir que os Leões dessa área se concentrem n trabalho criativo pelas quais o setor deseja ser reconhecido hoje.

Qual tema será explorado no evento?
O programa de conteúdo deste ano se alinhará com oito temas de conteúdo. Realizamos pesquisas com mais de 1.500 indivíduos do setor e realizamos entrevistas detalhadas com mais de 100 suítes C de marcas e criativas líderes do setor para nos ajudar a determinar os temas mais críticos para os negócios da comunidade global. Identificamos os oito temas como:
• Criatividade é o mecanismo de crescimento dos negócios;
• Interrupção criativa no comércio;
• Pós-Propósito: responsabilidade e ativismo da marca;
• Sua marca é minha experiência
• Olhando para 2030: adaptando seus negócios ao futuro;
• Criatividade aplicada: quando dados, tecnologia e ideias colidem;
• Contar histórias em grande escala;
• Voltar a atenção às marcas.

Qual é a principal mensagem do Cannes Lions 2020?
O Cannes defende a criatividade. Porque ela continua sendo a ferramenta mais poderosa que as empresas têm para impulsionar o crescimento, obter vantagem competitiva e fazer mudanças positivas no mundo. O Cannes Lions é o único lugar no mundo onde se pode ter uma visão completa de como a criatividade impulsiona o desempenho dos negócios, que é uma visão essencial para toda a indústria.

Quais são as expectativas dos organizadores para esta edição do Cannes Lions em termos de inscrição e delegados? Qual é o crescimento esperado?
É cedo para dizer números nesta fase. O Cannes Lions é uma combinação única de serendipidade e agenda. É uma chance da comunidade criativa global se unir e ter conversas importantes. Conversas que geram valor comercial, mas estimulam e agem sobre questões globais importantes – como sustentabilidade, igualdade e diversidade. É um caldeirão de talentos e ideias, por isso esperamos que os resultados da semana sejam significativos para todos os envolvidos.

Quais são as expectativas em relação ao Brasil?
O Brasil manteve uma forte atuação no Festival do ano passado, incluindo dois Grandes Prêmios. É um país que está consistentemente classificado entre os 5 primeiros no nosso Relatório Global de Criatividade e não tenho dúvida de que haverá outra forte demonstração de criatividade do Brasil em 2020.

Como você vê o Brasil no contexto de uma nova criatividade?
Se você observar os resultados dos últimos dois anos, o Brasil venceu o Grand Prix para dispositivos móveis, impressão e publicação, mídia e entretenimento. Essa é uma variedade real de disciplinas e mostra que há uma compreensão genuína do cenário criativo em mudança e como explorar com sucesso suas diversas formas.

Qual é a principal característica da publicidade brasileira?
Não podemos ignorar a paixão das pessoas do país por trás disso!

A criatividade é o mecanismo para o crescimento dos negócios?
Frequentemente, vemos mais marcas adotando a criatividade para impulsionar a diferenciação e o crescimento, e a evidência é que aqueles que transferem investimentos para a criatividade terão retornos mais altos.

A diversificação do festival é reflexo das múltiplas formas de criatividade que existem hoje?
Agora, um conjunto cada vez mais diversificado de empresas está utilizando ferramentas criativas para contar histórias, solucionar desafios de negócios e conectar-se com os clientes. O festival de Cannes comemora a excelência na criatividade global por meio dos prêmios. Se olharmos para os trabalhos vencedores nos últimos anos, as definições de criatividade certamente evoluíram. Já não se trata apenas de uma campanha brilhante ou da arte que dá vida à campanha. O melhor trabalho de toda a indústria tem escopo mais amplo. Agora, trata-se de inovação digital, novas plataformas, produtos e IP. Trata-se de experiência completa, uso inovador de dados e entretenimento de marca que atinge o público em grande escala. O melhor trabalho também é mais global. Em 2019, vimos pela primeira vez inscrições de Mianmar e prêmios importantes para Bolívia e Nicarágua. A comunidade do Cannes Lions ficou mais diversificada do que nunca. São mais empresas de entretenimento, mídia e tecnologia, unidas por agências criativas mundiais e independentes. Também há mais marcas que se envolvem e falam nos palcos do evento.

Por que a criatividade nunca se tornou commodity?
Se consideramos a definição como “uma coisa útil ou valiosa”, a criatividade definitivamente existe e nunca será uma commodity.

Na era dos dados, como manter a criatividade consistente e personalizada para os clusters?
Introduzimos o Creative Data Lions há alguns anos, que premia trabalhos aprimorados ou conduzidos pelo uso criativo, interpretação, análise ou aplicação de dados. Eu acho que “aprimorar” é a palavra-chave aqui – trata-se de usar dados de modo a estimular a criatividade.

O que é criatividade aplicada?
Quando ela serve a um propósito.

A tecnologia afeta a criatividade?
A criatividade humana está novamente no centro e, paralelamente, à humanização da tecnologia. Estamos sendo impactados pela tecnologia, dados e digital há algum tempo, mas estamos começando a ver um retorno ao pensamento e às abordagens testadas, que ainda resistem e promovem a construção da marca. E, claro, o cliente e a experiência são essenciais para a construção da marca.

Como deve ser a convivência entre ideia, tecnologia e dados?
Vemos no Cannes Lions com0 esses diferentes componentes podem trabalhar juntos e, se todos forem usados da maneira certa e pelas razões certas, eles podem se combinar para fazer grandes coisas.

A publicidade conseguiu seguir as diretrizes do GDPR?
Estamos há quase dois anos no GDPR e ele está incorporado como uma maneira de trabalhar com práticas recomendadas – porque é necessário. Qualquer pessoa que não o cumpra é chamada em breve.

As plataformas de streaming e comércio eletrônico estão redirecionando a criatividade da publicidade?
O streaming e o comércio eletrônico tornaram-se uma grande parte do cenário das comunicações, e nós introduzimos Creative eCommerce e Entertainment Lions para refletir isso. Temos Netflix e Amazon falando pela primeira vez no Cannes Lions este ano. São duas potências globais, cujo valor e crescimento são enormes, e é justo dizer que a criatividade é um fator essencial para o seu sucesso.

Como a publicidade deve agir para ganhar tempo e atenção dos consumidores?
Os temas de conteúdo que identificamos para este ano serão focados no objetivo da marca, responsabilidade, ativismo, experiência, criatividade aplicada e narração de histórias. Os consumidores esperam que as marcas atendam a um objetivo maior agora. O trabalho da comunicação criativa é fazer essa entrega.

A interrupção que a publicidade faz ainda é um tema que preocupa?
Tem sido um tópico presente no Cannes Lions: como manter a atenção do seu público com tanto conteúdo disponivel. O que fazer? A resposta é simples: criar um conteúdo que não pode ser ignorado!

A sociedade atual vive momento midiático. Como observa a evolução da Idade Média para a idade mídia?
A era do computador, era digital, era da informação, era da mídia – como você quiser chamar -, estamos definitivamente nela. A tecnologia muda as coisas num ritmo acelerado e, se você observar o setor de publicidade há 60 anos, é radicalmente diferente do cenário das comunicações e das formas de trabalho que vemos hoje. Mas há uma revolução constante, e isso é criatividade.

Como lidar com essa nova característica das pessoas?
Eu acho que isso remonta às perguntas de interrupção. Com tantas plataformas e pessoas consumindo tantos dados diariamente, o marketing realmente precisa se destacar. Ele precisa ser criativo e direcionado para prender a atenção do público.

O que significa uma marca ter finalidade posterior? Em outras palavras, as que têm mais responsabilidade e mais ativismo? Como o Cannes Lions 2020 combina essa equação?
Há uma citação do Relatório de Marcas Significativas da Havas, segundo a qual “55% dos consumidores acreditam que as empresas têm um papel mais importante do que os governos hoje na criação de um futuro melhor”. Isso é incrível! Este ano as sessões se concentrarão especificamente na necessidade de as marcas serem totalmente responsáveis quando se trata de seu marketing orientado a propósitos. As pessoas são críticas das marcas; elas precisam ver a ação.

Como uma marca pode propor experiências para agregar valor à publicidade?
Adicionar experiências significa melhorar toda a jornada do cliente. Hoje, a marca e a experiência são a mesma coisa, Trata-se de criar pontos de contato que forneçam interações ricas e contínuas que exalam o caráter da marca em todas as etapas do processo de compra.

O que significa contar histórias em grande escala?
O número de plataformas diferentes que existem hoje torna a narrativa muito mais complexa do que se costumava ser. Contar histórias em escala é sobre como os profissionais de marketing devem envolver o público em várias plataformas e canais com uma narrativa consistente.