Brasileiro Sergio Mugnani é um dos presidentes de júri do El Ojo 2020 (Divulgação)

O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica anunciou os primeiros presidentes do júri de sua edição 2020. O evento está marcado para os dias 25, 26 e 27 de novembro em um formato online, pelo contexto da pandemia.

O júri irá analisar, selecionar e escolher online, nas primeiras etapas de votação, os finalistas e metais entre as peças participantes da Iberoamérica. Em uma segunda etapa, todos os presidentes de cada premiação escolherão em conjunto os Gran Ojos de cada competição.

O brasileiro Sergio Mugnani, CCO da SunsetDDB, vai presidir o El Ojo PR. Na publicidade desde 1996, trabalhou em agências como Futura, Ogilvy, JWT, DM9DDB, AlmapBBDO, Goodby Silverstein & Partners, AKQA, Loducca, DPZ&T.

Chief Creative Officer da SunsetDDB Brasil, ele é formado em Comunicação, completou os estudos na School of Visual Arts de Nova York e se formou na Berlin School of Creative Leadership, pela Universidade Steinbeis.

Soma 24 Leões no Cannes Lions, medalhas de ouro do One Show e troféus em festivais como Art Directors Club NY, London International Advertising Awards, New York Festivals, El Sol e El Ojo, além de prêmios conquistados no Brasil. Também possui medalhas dos festivais Clio e D&AD. Trabalhou em projetos para McDonald’s, AmBev, Nestlé, Nescafé, Itaú, Red Bull, Audi, Volkswagen, Pepsi, Telefônica, IBM, Renault, Unilever, Honda, Vivo, Natura, Havaianas, Philips e Greenpeace.

Já Pablo Alzugaray, presidente e CEO da Shackleton, da Espanha, será presidente do El Tercer Ojo, Melhor Ideia Latina Para o Mundo e El Ojo Especial Covid-19. Ele presidiu a CP Comunicación (agência que se expandiu para Portugal, Argentina, Chile e Colômbia), a Contrapunto e o Grupo Contrapunto. Também foi cofundador da Proximity Worldwide e membro de seu conselho global.

Após 15 anos de independência, em 2019 a Shackleton ingressou na Accenture e recebeu o prêmio de “Agência do Ano” 32 vezes em sete festivais diferentes e 17 Grand Prix, incluindo um no Cannes Lions e o Grand Effectiveness Award da Advertisers Association. O executivo já presidiu júris no Festival de Cannes e no El Ojo de Iberoamérica, entre outros.

Da Argentina, Santiago Lucero, head of creative shop South Cone e diretor de criação Spanish Latam do Facebook, vai presidir o El Ojo Digital & Social.
Com mais de 25 anos de experiência, ele trabalhou com marcas como Coca-Cola, Nokia, Orange, Ford, Renault, Uber, Mercado Libre, Amazon, Netflix, InBev, Skoda, Telefónica de España, UL, Telecom, Aerolineas Argentinas e Nike, entre muitas outras.

A mexicana Jessica Apellaniz, CCO da Ogilvy México & Latam, preside o El Ojo Conteúdo. Ela foi responsável por ganhar o primeiro D&AD Pencil para o México e ganhou prêmios em Cannes todos os anos desde sua juventude, como diretora de criação. Ela está na Ogilvy México como vice-presidente de criação há dois anos. Começou sua carreira como produtora.

O festival tem inscrições abertas até 26 de outubro. É possível se inscrever por meio do site. Podem participar ideias, cases e trabalhos da Ibero-América, assim como ideias criadas e/ou produzidas por latinos de qualquer lugar do planeta (no Prêmio Melhor Ideia Latina para o Mundo).