O Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) acaba de divulgar os investimentos em mídia realizados no período de janeiro a setembro de 2020. Os números refletem o ano pandêmico e desafiador vivenciado pelas agências.
O valor faturado chegou a R$ 8,8 bi no período mencionado, o que significa uma queda de 29% em relação ao mesmo período de 2019 (quando o total chegou a R$ 12,5 bi).
O meio que mais sentiu os efeitos da pandemia da Covid-19 foi o cinema, com uma queda de 71% (R$ 49 milhões investidos em 2019 para R$ 14 em 2020).
O topo dos investimentos segue na TV Aberta, com 54.1%, seguido de Internet com 24.3%. Vale lembrar, porém, que o meio digital é dividido (confira segunda tabela abaixo para detalhes).
Os dados do Cenp-Meios são referentes aos investimentos via agências de publicidade, com painel de 217 agências. Cabe ressaltar que o levantamento referente a 2019 contava com 226 agências.
MEIO | Valor Faturado (000) | Share (%) |
CINEMA | R$ 14.487,00 | 0.2% |
INTERNET | R$ 2.161.946,00 | 24.3% |
JORNAL | R$ 177.579,00 | 2.0% |
OOH/MÍDIA EXTERIOR | R$ 750.531,00 | 8.4% |
RÁDIO | R$ 400.453,00 | 4.5% |
REVISTA | R$ 55.344,00 | 0.6% |
TELEVISÃO ABERTA | R$ 4.811.308,00 | 54.1% |
TELEVISÃO POR ASSINATURA | R$ 527.776,00 | 5.9% |
Total | R$ 8.899.624 |
INTERNET | ||
ÁUDIO | R$ 6.036 | 0.3% |
BUSCA | R$ 219.285 | 10.1% |
DISPLAY E OUTROS | R$ 1.198.131 | 55.4% |
SOCIAL | R$ 518.083 | 24.0% |
VÍDEO | R$ 220.411 | 10.2% |
TOTAL | R$ 2.161.946,00 | |