O Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) acaba de divulgar os investimentos em mídia realizados no período de janeiro a setembro de 2020. Os números refletem o ano pandêmico e desafiador vivenciado pelas agências.

O valor faturado chegou a R$ 8,8 bi no período mencionado, o que significa uma queda de 29% em relação ao mesmo período de 2019 (quando o total chegou a R$ 12,5 bi).

O meio que mais sentiu os efeitos da pandemia da Covid-19 foi o cinema, com uma queda de 71% (R$ 49 milhões investidos em 2019 para R$ 14 em 2020).

O topo dos investimentos segue na TV Aberta, com 54.1%, seguido de Internet com 24.3%. Vale lembrar, porém, que o meio digital é dividido (confira segunda tabela abaixo para detalhes).

Os dados do Cenp-Meios são referentes aos investimentos via agências de publicidade, com painel de 217 agências. Cabe ressaltar que o levantamento referente a 2019 contava com 226 agências.

MEIOValor Faturado (000)Share (%)
CINEMA R$ 14.487,000.2%
INTERNET R$ 2.161.946,0024.3%
JORNAL R$ 177.579,002.0%
OOH/MÍDIA EXTERIOR R$ 750.531,008.4%
RÁDIO R$ 400.453,004.5%
REVISTA R$ 55.344,000.6%
TELEVISÃO ABERTA R$ 4.811.308,0054.1%
TELEVISÃO POR ASSINATURA R$ 527.776,005.9%
TotalR$ 8.899.624
INTERNET
ÁUDIOR$ 6.0360.3% 
BUSCAR$ 219.28510.1%
DISPLAY E OUTROSR$ 1.198.13155.4%
SOCIALR$ 518.08324.0% 
VÍDEOR$ 220.41110.2%
TOTAL R$ 2.161.946,00