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Nesta quarta-feira, a partir das 15hs, o Conselho Executivo das Normas-Padrão divulgará os dados do CENP-Meios. O painel é referente aos investimentos em mídia no primeiro semestre deste ano, com o recorte de 78 agências. Os dados estarão disponíveis no próprio site da entidade.

Para efeito de comparação, entre as informações está no apontamento também o balanço de investimentos no mesmo período de 2017, assim como a revisão dos dados consolidados do ano todo. Segundo Caio Barsotti, presidente do CENP, o novo painel é parte de um processo natural de aperfeiçoamento, depois do lançamento dos primeiros dados, em agosto. “Tem sido um período de intenso aprendizado e aprimoramento do sistema, dada a dinâmica de funcionamento do mercado”, afirma.

O presidente da entidade também explicou que a revisão corrigiu um erro de leitura decorrente da notação monetária americana – que utiliza ponto ao invés de vírgula antes dos centavos. Tal procedimento fez com que o sistema CENP-Meios multiplicasse por 100 os dados enviados por duas das agências de publicidade participantes do painel em dois meses. Além disso, foi incorporado também no estudo o chamado faturamento tardio, aquele que ocorre até vários meses depois da veiculação contratada.

O CENP-Meios é uma iniciativa do CENP a partir de informações fornecidas pelas agências de publicidade de maior receita, apresentando dados de investimento total por meio, participação de cada meio, por região e por período. O indicador cobre mais de 60% do investimento em mídia, estimados em relação ao Monitor Evolution da Kantar Ibope Media

O projeto consumiu até o momento cerca de R$ 1,2 milhão, originado em recursos próprios e com aprovação das entidades fundadoras do CENP – ABA, Abap, Abert, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor e Fenapro.