Uma coalizão com 11 entidades apresentou na quinta-feira (07) a iniciativa “Go Live – Juntos pelo Brasil”.

A ideia é contribuir no combate ao coronavírus e facilitar retomada segura dos eventos e atividades “live”, assim que começar uma distensão da quarentena e conforme as medidas determinadas pelas autoridades do Governo.

A iniciativa é inspirada no movimento Go Live Together, de empresas e entidades americanas ligadas a esse mercado, como feiras, exposições, eventos, shows, incentivo, conferências e trade marketing.

Créditos: Danny Howe / Unsplash

Com os pilares segurança, impacto e legislação, o projeto começa com a confecção de um Protocolo para a Retomada da Indústria de Eventos no Brasil.

Desenvolvido com base em protocolos da OMS e outras instituições nacionais e internacionais, o protocolo sugerido da Go Live Brasil foi disponibilizado a autoridades governamentais e reforça os dados de que os eventos representam um dos setores mais importantes na mobilização da economia e na geração de empregos.

O documento tem 43 páginas e trata desde recomendações de prevenção no ambiente de trabalho até todas as fases de produção, realização de eventos e preparo dos locais / espaços onde serão realizados. Também há recomendações para adequação das equipes e espaços durante o isolamento social.

Onze instituições relacionadas à indústria de Eventos no Brasil – AMPRO, ABEOC, ABRACE, Abrafesta, ABRAPE, Academia Brasileira de Eventos e Turismo, ALAGEV, Apresenta, ForEventos, SPCVB e UBRAFE – anunciam a criação da coalizão Go Live – Juntos pelos Eventos.

Juan Pablo de Vera, CEO do grupo R1, que está coordenando os trabalhos, explica que a coalizão será aberta ao mercado. “Esta é uma iniciativa plural e democrática. Queremos todo o setor unido com um propósito comum: combater juntos a Covid-19 e nos preparar para retomada dos eventos, que serão de grande ajuda também para a retomada dos vários setores da economia.”

De acordo com as empresas, o setor é responsável por cerca de 25 milhões de empregos (diretos e indiretos), e por um faturamento anual de cerca de 936 bilhões/ano, que corresponde a 12,93% do PIB nacional.

Participam da Go Live Brasil: Ampro (Associação de Marketing Promocional); Abeoc (Associação Brasileira das Empresas de Eventos; Abrace (Associação Brasileira de Cenografia e Estandes), Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos); Abrape (Associação Brasileira de Promotores de Eventos); Academia Brasileira de Eventos e Turismo; Alagev (Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas); Apresenta (Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins); ForEventos (Fórum das Entidades do Setor de Eventos); SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau); e Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras).