O cantor Gusttavo Lima exagera no consumo de bebida alcoólica durante show em sua casa (Crédito: Reprodução)

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) acaba de informar que abriu nesta quarta-feira (15) um processo de representação ética contra ações publicitárias nas apresentações ‘Live Gusttavo Lima – Buteco em Casa’ e ‘Buteco Bohemia em Casa’, que foram veiculadas nos últimos dias em diversas plataformas de redes sociais. As ações envolvem as marcas da Ambev e o cantor Gusttavo Lima.

Segundo a entidade, a representação foi aberta a partir de denúncias recebidas pelos consumidores, que consideraram que as ações publicitárias carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas. A denúncia cita a falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade e a repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto.

A direção do Conar reconhece o formato inovador da comunicação publicitária, mas considera que ela deve ser conciliada com os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidados para que não seja difundida a crianças e adolescentes.

Ainda segundo o Conar, a Ambev e o cantor Gusttavo Lima possuem um prazo regimental para enviar, se assim o desejarem, defesa ao Conselho de Ética ou adaptarem de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas.