O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) vai julgar a nova campanha da Nextel, que usa o Ruivo (João Cortês), ex-protagonista de comerciais da Vivo, e provoca, além da própria operadora, as concorrentes TIM, Claro e Oi, com referências de seus comerciais. A criação é a primeira assinada pela Tribal Worldwide.
Nesta quinta-feira (15), o órgão confirmou que recebeu e aceitou duas denúncias, uma da TIM e uma da Oi, que basicamente consideram a campanha denegritória de imagem e concorrência desleal. O relator escolhido para cuidar da questão recomendou a sustação liminar da campanha.
O comercial que estava sendo exibido na TV aberta e nas redes sociais já não está mais disponível no canal da Nextel no YouTube nem no perfil da operadora nas demais redes sociais.
PROPMARK procurou todas as operadoras envolvidas e a agência Tribal Worldwide. A Nextel enviou um posicionamento oficial (leia abaixo). Procuradas, Oi, TIM e Vivo disseram que não vão comentar o assunto. Claro, que assim como a Vivo não reagiu à comunicação da concorrente, ainda não retornou.
As reclamações foram feitas de forma separada, de modo que dois processos foram abertos, mas eles devem ser julgados conjuntamente, pelo mesmo conselho e relator. A expectativa é que o julgamento ocorra no início de maio.
Por enquanto as operadoras só recorreram ao Conar. Caso também decidam ir à Justiça, o processo no órgão será encerrado, porque não podem caminhar juntos.
Em nota oficial, a Nextel afirma que “tem como princípio a veiculação de campanhas publicitárias claras e transparentes, que respeitam o consumidor, a concorrência e a regulamentação do setor” e explica que a expressão “melhor operadora de celular do Brasil” em sua atual campanha é baseada em uma pesquisa. Por fim, diz que está à disposição para prestar esclarecimentos ao Conar.
Leia na íntegra do posicionamento oficial da Nextel:
A Nextel tem como princípio a veiculação de campanhas publicitárias claras e transparentes, que respeitam o consumidor, a concorrência e a regulamentação do setor. A operadora esclarece que o uso da expressão “melhor operadora de celular do Brasil” em sua atual campanha tem como base a pesquisa Melhores Serviços, realizada pelo Jornal O Estado de S. Paulo em parceria com o Blend New Research – HSR que pelo terceiro ano consecutivo apontou a Nextel como líder do ranking de telefonia móvel do país.
A Nextel ressalta que tal informação estava devidamente identificada nas peças publicitárias na forma de cartela (“Melhor operadora de celular do Brasil. Fonte: Prêmio Estadão”) e texto jurídico e informa que está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários ao órgão regulador.
Na campanha da Nextel, Côrtes é identificado pelos interlocutores como “o ruivo da …” e diz que mudou de operadora, destacando que há três anos a Nextel é eleita a melhor operadora de celular do Brasil. A campanha tem provocações à TIM, Claro, Oi e à Vivo. Em uma das cenas, uma pessoa questiona se ele não era o personagem ‘daquela operadora’, em outra há dançarinos, fazendo alusão a comerciais da Tim, e há uma cena de um jovem dizendo “Oi”, em referência à operadora homônima.
Atualizada às 9h31
Leia mais
Nextel escala Ruivo e aposta no humor em campanha provocativa
Filmes de Nextel, Havaianas e Amil despertam reações positivas, diz estudo