“Hoje as crianças cada vez mais conseguem assimilar, com maior facilidade, histórias mais elaboradas e sabem o que querem. São cada vez mais exigentes e muitas vezes até já pesquisam, comparam modelos e até preços, entregando aos pais, não mais a listinha de desejos, mas o link da sua escolha já com preço e data de entrega. Eles hoje fazem parte das decisões e da jornada de compra de forma mais ativa.”

A reflexão é de Viviana Maurman, head de mídia e marketing sciences da R/GA, falando sobre o Dia das Crianças. Além de uma geração hiperconectada, este ano a data foi bastante influenciada pela pandemia. Na hora de comprar, por exemplo, sai o bater pernas, entra o bater teclas, com os familiares e adultos buscando maior praticidade e segurança sobre a entrega e o prazo. “Algumas comunicações foram antecipadas, alterando assim o período da sazonalidade. Temos de levar isso em consideração quando pensamos numa estratégia de mídia. Não apenas no mix de meios, mas também de mensagens e formatos que melhor vão agregar em cada etapa do funil.”

A agência atende Johnson & Johnson e colocou no ar o Sapinho, personagem do Movimento Pureza que Inspira o Bem, criado no início da pandemia para ensinar às crianças a lavarem as mãos. Além da mensagem lúdica e educativa, a nova comunicação destaca o sabonete líquido Kids Johnson’s Limpeza Super Poderosa. “Nossa preocupação sempre será atender aos objetivos de negócio dos clientes. Em um ano como esse, temos sido desafiados a trazer cada vez mais mensagens aderentes a este novo tempo sem perder de vista a conversão. Ele (o sapinho) volta com superpoderes para o Dia das Crianças e já fazemos o link com o lançamento da nova linha. Mensagem emocional, mas com benefício claro de produto”, exemplifica.

R/GA trouxe o personagem Sapinho para o Dia das Crianças na ação criada para a J&J

Outro olhar que ganhou mais relevância neste momento foi o ponto de celebrações e os momentos em família, que passaram a ter um significado ainda mais especial. Neste cenário, o Extra, em campanha criada pela Leo Burnett Tailor Made, reflete sobre a importância de sorrir e brincar, transformando o tempo em casa em situações inesquecíveis e cheias de significado. A partir do mote Sorrir e brincar nunca foi tão importante, essa é a primeira vez que a rede varejista aposta em um filme com tom emocional para a data e traz o olhar lúdico das crianças para uma comunicação institucional.

Leo Burnett Tailor Made usa mote Sorrir e brincar nunca foi tão importante para o Extra

Conectando e influenciando

A Mynd, agência especializada em música, cultura digital e entretenimento, une Luccas Netto, fenômeno do universo infantil, às marcas Netshoes, Zattini, Hipermercado BIG e Chicco em outubro. Com Netshoes e em parceria com a Zattini, ele desenvolve, junto com Gi Alparone, sua irmã na ficção, conteúdo para as redes sociais das marcas. Com o Hipermercado BIG, ele vai apresentar receitas que podem ser feitas por crianças. Com a Chicco, marca do setor de cuidados infantis, ele apresenta lançamentos da linha bilíngue para estimular o desenvolvimento e aprendizado.

Fátima Pissarra, CEO da Mynd, comenta a estratégia. “Luccas Neto é o maior nome quando se trata do universo infantil, e produz conteúdo pensado para entreter e agregar ao processo educativo das crianças. Temos certeza de que essas ações aproximarão as marcas do público do artista e dos pais consumidores”, diz.

Expectativa alta

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Shoppping Centers (Abrasce), há previsão de aumento de 14% nas vendas para a data na comparação com as semanas anteriores. Olhando para o mesmo período do ano passado, a expectativa é de queda de 15%. O resultado demonstra recuperação gradual do setor mesmo com empreendimentos funcionando em horário restrito e com áreas de lazer, cinemas e teatros fechados. O ticket médio mínimo para a data será de R$ 100.

Já dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) mostram que durante a pandemia cresceu a procura por jogos de tabuleiros, quebra-cabeças e outros brinquedos. Além disso, a estimativa das empresas para o Dia das Crianças é manter um ritmo de crescimento de pelo menos 3% em relação ao ano passado, quando houve alta de 6%.
Segundo Felipe Dellacqua, VP de vendas e sócio da VTEX, plataforma de soluções de comércio digital presente em mais de 34 países, as crianças estão mais entediadas que seus pais, porque estes ocupam a cabeça com trabalho, contas a pagar e tarefas domésticas, por exemplo. “A criança foi tirada da sua rotina de ir para a escola, encontrar os coleguinhas e está ficando muito entediada. O mercado cresceu muito porque os pais passaram a comprar produtos para entreter
as crianças e conseguirem trabalhar.”