Em um cenário onde a tecnologia deu novo ritmo e velocidade ao nosso cotidiano, o imediatismo tem desafiado as marcas a conquistarem a atenção de consumidores cada vez mais impacientes.
Durante palestra “Como as embalagens podem produzir engajamento, vendas e fidelização”, no 3º Print Summit, em São Paulo, Mario Narita, diretor da Narita Design & Strategy, falou sobre como compreender o comportamento do consumidor e a emoção por trás dele é essencial para impactá-lo não só no ponto de vendas, mas de forma omnichannel.
“O consumidor está extremamente impaciente. 53% das pessoas abandonam um site se levarem mais que três segundos para carregar, segundo pesquisa Google Data de 2016. 60% delas nem retornarão ao site. Precisamos facilitar a vida do consumidor”, destacou o executivo sobre o processo criativo do design de embalagens.
Destacando o valor de recursos como cores, formas e palavras, Narita comentou da importância de as marcas conseguirem contar histórias em poucos segundos. Nesse sentido, a comunicação no ponto de venda precisa ser ainda mais eficaz já que as pessoas não suportam passar muito tempo circulando pelas gôndolas. Compreender aspectos psicológicos e comportamentais são diferenciais para ser mais assertivo na comunicação. “As decisões sobre a criação de embalagens ainda partem do princípio de gosto pessoal e poder hierárquico, algo equivocado. O consumidor está extremamente bem informado, tem voz e é fiel. Precisa ser ouvido”, destacou.
Como exemplo do trabalho que tem sido feito pela agência, Narita contou alguns cases que partiram de insights comportamentais. Para desenvolver o redesign do personagem Toddynho, por exemplo, a agência foi até a casa de diversas famílias brasileiras para ouvir e entender sua relação com os filhos. Entre as descobertas, a agência entendeu que as crianças fazem questão da atenção dos pais e gostam quando eles compartilham de momentos juntos. Em contrapartida, o antigo personagem Toddynho parecia não interagir diretamente com as aventuras das crianças.
Muito observadores, os pequenos também notaram que Toddynho não tinha pernas e que também estava um pouco gordinho, sem mobilidade. Foi o start necessário para a Narita pensar em um novo conceito do personagem, mas ativo e com energia para acompanhar as brincadeiras das crianças. O novo Toddynho criado com base em observações comportamentais foi replicado em toda a comunicação da marca. Nas campanhas para TV, por exemplo, a presença dos pais também foi inserida no contexto de aventura, ao lado do personagem mais ativo e cheio de energia. “Devemos tentar entender esse ser humano porque atrás desse comportamento existe uma emoção. Uma vez que você conhece as pessoas, você consegue reproduzir a comunicação adequada em todas as plataformas”, finalizou Narita.
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