O e-commerce tem ajudado a impulsionar o mercado de venda de livros no Brasil. De acordo com um levantamento da E-bit, as vendas online geram R$ 1,18 bilhão de faturamento e isso corresponde a 30% do faturamento do mercado editorial nacional.
No total, o Brasil vendeu 16 milhões de livros pela internet, de acordo com Censo do Livro Digital ano base 2016. Apesar desse número corresponder a apenas 7% do total de 228,3 milhões de exemplares comercializados, essa participação é de um terço do faturamento total do setor por conta do tíquete médio elevado.
“Quem compra livro físico no comércio eletrônico, dificilmente coloca apenas um no carrinho, até para tentar diluir o valor do frete. A média é de 1,6 livros por pedido, com tíquete médio de R$ 73,70, mais de quatro vezes maior que o valor médio no varejo offline, que é de R$ 17,15 centavos, segundo o Censo do Livro Digital”, afirmou Pedro Guasti, CEO da Ebit.
As versões digitais dos livros, os chamados e-books, correspondem a apenas 1% do faturamento do mercado em geral, mas possuem participação expressiva no e-commerce. Em 2016, 2,73 milhões de unidades foram comercializadas, equivalente a 17% do total de livros vendidos na internet. “Esse é um mercado em crescimento, mas ainda não ameaça as lojas físicas, como o mercado imaginava quando surgiram os primeiros e-readers”, explica Guasti.
Os consumidores online de livros gastaram R$ 96,3 milhões nos fretes e esse valor ajudou em 7,6% do faturamento do setor no ano passado. Segundo o Webshoppers 36, no primeiro semestre de 2017, a categoria livros/apostilas/assinaturas correspondeu a 8,5% dos pedidos realizados pelo e-commerce no período.