Na última quarta-feira (27) aconteceu no Sesc Avenida Paulista o encontro “Para pensar uma publicidade antirracista”, feito em parceria com a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com mesas de debates e lançamento do livro “Publicidade Antirracista: reflexões, caminhos e desafios”.

O evento teve como objetivo compartilhar olhares, perspectivas e experiências que elucidem o entendimento sobre as expressões publicitárias antirracistas e as suas potencialidades, caminhos e desafios para enfrentar os cenários inscritos pelas ações deletérias do racismo estrutural presente nos espaços da produção e dos consumos da publicidade brasileira.

Organizado pelos professores e pesquisadores Francisco Leite e Leandro Leonardo Batista, da USP, a obra configura-se como uma coletânea interdisciplinar com 15 capítulos escritos por cientistas sociais de diversas universidades brasileiras, bem como profissionais do campo publicitário. A publicação apresenta contribuições e discussões que sugerem, a partir dos espaços publicitários, modos e caminhos de agir em oposição ao racismo e suas manifestações.

Autoras e Autores: Aquiles Filho, Bruno Pompeu, Carlos Augusto de Miranda e Martins, Clotilde Perez, Dilma Souza Campos, Flávia Mayer dos Santos Souza, Francisco Leite, Juliana Bellia Braga, Laura Guimarães Corrêa, Laura Wottrich, Leandro Leonardo Batista, Lina Moreira, Lunalva de Oliveira Mendes Lima, Marcos Emanoel Pereira, Marina A. E. Negri, Pablo Moreno Fernandes, Rafael T. Barreto, Renata Hilario e Roberto Santos. Editora: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

O livro não será comercializado. A proposta é compartilhar as ideias que estruturam a obra de modo aberto. A obra impressa foi distribuída no evento e a versão digital poderá ser acessada gratuitamente no Portal de Livros Aberto da USP.

Publicidade