O mercado de OOH (Out of Home) contabiliza uma participação de 3% do bolo publicitário brasileiro, com um investimento bruto de aproximadamente R$ 3,5 bilhões.
Porém, há uma perspectiva consistente de crescimento sólido dessa oferta de mídia para os próximos três anos. A expectativa é de dobrar de tamanho, segundo projeções dos principais players do segmento, nesse período, especialmente com a nova oferta de métricas para a medição da sua efetividade, como o Mapa OOH elaborado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e sistemas de auditagem como o do IVC (Instituto Verificador de Comunicação).
Na Eletromidia, que teve 80% do seu capital adquirido há cerca de dois anos pelo fundo norte-americano HIG, a ideia é ampliar o volume de negócios, como explica o sócio e vice-presidente comercial Alexandre Guerrero. E a meta não é inexequível. Houve modernização dos equipamentos após a Lei Cidade Limpa, em São Paulo.
“Anunciantes que estavam fora do meio voltaram a investir no nosso negócio. Aqueles que já anunciavam incrementaram seus investimentos, não só no mercado de São Paulo, mas nas principais cidades do país. Podemos afirmar que a mídia out of home voltou à pauta dos principais anunciantes”.
A Eletromidia tem 24 mil faces que, segundo Guerrero, é o maior inventário de OOH do mercado brasileiro. “Sendo que, deste total, são quase 50% digitais e 50% estáticos. Já para formatos de impacto utilizamos painéis de LED de última geração e para os formatos de cobertura e frequência geralmente são monitores de TV, que vão de 75 polegadas, no mobiliário urbano, até 18 polegadas, para monitor interno de vagões de trem e Metrô”. A Eletromidia é parceira da TV Minuto.
O volume mensal de anunciantes presentes nos espaços da empresa é de 200, mas atinge o patamar de 400 marcas ao longo de 12 meses. Guerrero explica o diferenciais da empresa.
“Construímos uma plataforma líder em transporte público sobre trilhos no eixo Rio-São Paulo e Salvador, e ainda enxergamos um potencial de crescimento de modelo e entrega nestes ambientes enormes, além de 40 shopping centers também integrados ao nosso sistema. Temos hoje o maior alcance diário em OOH sob uma plataforma digital, isso nos permite atuar em diversas categorias e frentes de forma dinâmica. Criamos um modelo em que nossa equipe comercial trabalha alinhada com inteligência de mercado, pois desta forma, conseguimos construir uma solução técnica e mercadológica assertiva. Essa área é liderada pelo Rodrigo Rodrigues e possui mais de 20 profissionais, ou seja, uma agência de planejamento e criação trabalhando dentro de casa que sempre é alinhada com o departamento comercial”, finaliza Guerrero.
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