A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral) e mais 18 associações apresentam a campanha “Com publicidade responsável não se brinca”.

São 22 posts que estarão nas plataformas de todos os integrantes. Os textos estão baseados em regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). A campanha se encerra no Dia das Crianças.

Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), comenta a iniciativa. “A campanha busca mostrar a importância da publicidade ética e responsável, que reforce, entre outros conceitos, os valores sociais positivos, como amizade, urbanidade, honestidade, justiça, generosidade e respeito a pessoas, animais e ao meio ambiente”, afirma.

O primeiro post lembra que “nenhum anúncio utilizará na sua comunicação apelo imperativo de consumo diretamente à criança”. O último remete a um manifesto de todas as associações. Nele seus signatários orientam “anunciantes, agências, veículos, produtores de conteúdo, licenciadores e licenciados a conhecer e aplicar as normas do Conar.

O manifesto lembra também que o Brasil está sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, composto por 22 normas que regem o tema, mais do que o Reino Unido, com 16 normas, e os Estados Unidos, com 15. Além disso, a Constituição Federal aborda o tema e, de forma ainda mais detalhada, esse tipo de comunicação é objeto de regulação descrita no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA, destaca um dos principais objetivos da campanha. “Estimular a reflexão em relação ao consumo e os hábitos saudáveis de modo geral, lembrando sempre que qualquer comunicação publicitária deve estar sempre claramente identificada, sendo vetado o merchandising dirigido à criança. As normas existentes do Conar não atrapalham a efetividade da comunicação dos produtos, serviços e marcas, e sim agregam valor a eles. Com isso, o consumidor se sente respeitado. Seguir as regras não é um favor, é uma obrigação das empresas e anunciantes”, diz.

As outras associações que assinaram o Manifesto e estão na Campanha são:

ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão), ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação), Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), ABRINQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil), AMPRO (Associação de Marketing Promocional), ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas), ANJ (Associação Nacional de Jornais), APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), CNCOM (Confederação Nacional da Comunicação Social), Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), IAB (Interactive Advertising Bureau), IVC (Instituto Verificador de Circulação), Instituto Palavra Aberta, Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas).