Afastado há cerca de um mês da direção geral da F/Nazca Saatchi & Saatchi, criada por ele há 25 anos, o publicitário Fabio Fernandes foi a grande surpresa, e sensação, da 41ª edição do Prêmio Profissionais do Ano.

Ele subiu ao palco montado pela Rede Globo de Televisão nesta quarta-feira (18) no espaço Arca, em São Paulo, com a equipe da agência, para receber o Grande Prêmio na categoria Campanha. Os profissionais da agência celebraram a sua presença e pediram para que fizesse o pronunciamento (veja no vídeo abaixo).

Fernandes, que liderou a criação da campanha “Tabus”, para a Skol, exaltou a atividade publicitária, o papel da Globo na atividade e da liberdade de expressão.

Após a sua saída da F/Nazca S&S, uma decisão do acionista Publicis Groupe, a agência que criou o conceito “A cerveja que desce redondo” perdeu a conta da marca Skol, do portfólio da Ambev, para a Gut após duas décadas de relacionamento.

Guilherme Jahara, co-presidente da SunsetDDB, disse em seu perfil no Instagram que pode ter sido a última participação de Fabio Fernandes no Profissionais do Ano. A boa publicidade, da qual certamente Fernandes faz parte, espera que não.

Aos 57 anos, o profissional ainda tem fôlego, talento e espaço para seguir sua carreira iniciada no Rio de Janeiro nos anos 80 e que conta passagem histórica na Artplan, onde foi contratado por Chico Abreia, e fazia dupla com o diretor de arte Paulo Brandão.

Fernandes criou na Artplan a campanha “O prazer de fazer bem feito” para a cerveja Malt 90, que patrocinou a primeira edição do Rock in Rio em 1985.

Fernandes, na sua passagem pela Young & Rubicam, desenvolveu o clássico “Formiguinhas” para a Philco.

Na F/Nazca S&S imprimiu seu ritmo criativo. Um dos momentos mais importantes da história da agência foi o comercial “100”, para a Galeria Leica, o primeiro Grand Prix do Brasil na competição Film do Cannes Lions no ano de 2015. Fernandes e Edu Lima, hoje na Wieden + Kennedy, lideraram a direção de criação do projeto.

A produção foi da Stink com direção de Jones+Tino, que tinham atuado anteriormente na criação da F/Nazca. “100” venceu na categoria A15, de Entretenimento e Lazer.