Cena do filme “Batalha”, um dos cinco filmes brasileiros presentes no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo (Divulgação)

A 15ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo acontece entre os dias 09 a 16 de dezembro, em formato on-line, gratuito e disponível em todo o território nacional. No total, são exibidos 36 filmes, representando 15 países da América Latina e Caribe. Um dos destaques é o “Foco América Central”, que inclui cinco títulos da Costa Rica, Cuba, El Salvador e Honduras. 

Looke, Sesc Digital e Spcine Play são as plataformas parceiras do evento realizado pela Associação do Audiovisual, cuja programação estará disponível a partir das 20h do dia 09 de dezembro. Além do patrocínio da Spcine e Sesc São Paulo, o festival conta com o apoio dos consulados da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai e Uruguai – todos sediados em São Paulo.

Com 21 produções, sendo 19 delas inéditos no País, a sessão de filmes “Contemporâneos” traz cinco trabalhos brasileiros em pré-estreia mundial: “Domicílio Incerto”, “Filmefilia” – Um Fax para Godard”, “Ozu Piroclástico”, “Rompecabezas” e “Um Dia Qualquer”.

Outros cinco filmes brasileiros estão presentes: “Batalha”, “Filho de Boi”, “Música para Ninar Dinossauros”, “Zona Árida” e “La Prata Yvyguy – Enterros e Guardados”. “Batalha”, por exemplo, documenta as disputas de rimas (“slams”) na periferia leste da cidade de São Paulo e tem direção do premiado cineasta Cristiano Burlan (de “Mataram Meu Irmão”).

Já na “Homenagem BrLab 10 Anos”, há longas-metragens presentes em diferentes edições do laboratório de desenvolvimento de projetos, além de lives com debates e encontros.

No dia 10 de dezembro, os temas são: Cinema da Vela Especial “Do Super-8 às Plataformas Digitais, dos Anos 1970 à Década de 2020 – As Trajetórias Criativas de Dois Realizadores Brasileiros”. No dia seguinte, acontece o encontro “Políticas Públicas e Plataformas Digitais”, e em 12 de dezembro o evento debate os “Circuitos de Exibição de Cinema Independente na América Latina” e o filme “Um Dia Qualquer”. Já a master class “Processo Criativo no Cinema Independente Atual” está marcada para o dia 15 de dezembro. 

A direção do 15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é assinada por João Batista de Andrade, Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller.