A rápida evolução da tecnologia, muitas vezes, faz com que se manter atualizado seja desafio para diversas áreas. O blockchain é um dos temas que têm despertado a curiosidade dos profissionais, mas ainda não é tão conhecido e, por isso, o assunto vai ganhar um evento totalmente dedicado a ele, no dia 23 de maio, no Renaissance Hotel, em São Paulo. 

O Blockchain Festival, realizado pela agência de conteúdo TW Content, foi criado para ajudar o público a entender melhor o que é esse sistema seguro e transparente de armazenamento de dados. “Esse tema está muito em voga principalmente por causa das criptomoedas. A gente pensou em fazer um evento que mostrasse como as pessoas podem entender o blockchain. É uma tecnologia que vai mudar a vida das pessoas”, explica Katia Militello, jornalista especializada em tecnologia, sócia da TW Content e organizadora do festival.

Com o slogan Entenda como o blockchain vai revolucionar as empresas, o trabalho e o dia a dia de todos nós, o evento terá mesas-redondas sobre os impactos nos negócios, sobre a regulamentação desse sistema e sobre como algumas empresas já usam essa tecnologia. O festival também vai oferecer painéis a respeito dos contratos inteligentes e da web descentralizada. A programação pode ser conferida no site blockchainfestival.com.br.

“A gente está focando muito em cases. Vários setores começaram a usar o blockchain. As pessoas que criaram as moedas digitais precisavam de um sistema que transformasse o negócio em algo muito transparente, seguro e inviolável. Blockchain é um grande banco de dados público, onde podem ser registrados vários tipos de coisas. Futuramente, a gente poderá fazer contratos de apartamentos, por exemplo, dentro do blockchain”, afirma Katia.

Entre os cases que devem ser apresentados no festival está a moeda digital do BNDES. “O dinheiro físico circulando pode cair em mãos erradas. Tendo uma moeda digital e o blockchain, eles conseguem movimentar esse dinheiro de forma mais segura e mais clara”, conta a organizadora do festival. A entidade Democracy Earth também deve marcar presença no evento. “Eles fazem a verificação de eleição, por exemplo, para ver se não teve fraude”, diz.

JuSun/iStock

Leia mais
Três em cada quatro brasileiros já ouviram falar de bitcoin
Reserva começa a aceitar pagamentos com bitcoins