Ao contrário da maioria dos eventos de nosso setor, convocados por uma entidade específica ou segmentada, os Fóruns de Marketing Empresarial,  organizados pelo grupo Lide e Editora Referência, têm a particulariedade de refletir exatamente seu nome: fórum; marketing e empresarial.

Fórum porque consegue reunir mais de 300 profissionais, altamente representativos de suas variadas origens, com uma expressiva participação que não se resume apenas ao conteúdo das palestras e seus debates, nas lições e exemplos das premiações e homenagens, mas transborda para os expositores, os eventos sociais e de networking programados. Tudo isso turbinado pela reconhecida expertise do Grupo Lide em potencializar os eventos que organiza.

Marketing, porque foi disso que se tratou, abertamente, na acepção mais precisa e correta da matéria: conquistar e manter clientes. Foi muito bacana ver executivos de empresas como o Itaú e a Unilever contarem suas ações de marketing e contatos com os clientes com o mesmo brilho nos olhos de seus colegas do Waze e Airbnb, utilizando os mesmos conceitos e ferramentas de comunicação, encantamento e engajamento do consumidor, pouco importa se on ou offline, na nova ou na velha mídia, conceitos, aliás, a que os palestrantes sequer se referiram, enterrados que estão no mesmo cemitério das agências de propaganda apenas “agenciadoras”, como disse o presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), Mario D’Andrea.

E empresarial, porque este Fórum foi concebido, desde sua curadoria inicial (Adonis Alonso, Armando Ferrentini e Marcos Quintela), como um evento de celebração do conceito empresarial, de fazer bem feito e certo, para a satisfação dos consumidores. Com eficiência, ética e resultados para a sociedade e para os investidores. Um Fórum de quem faz e sabe fazer. Sem nenhuma concessão aos discursos saudosistas. Vimos empresas e veículos que foram sucesso no passado como a DPZ&T; TV Globo; Cine; Estadão e Avon demonstrarem claramente como estão usando estas novas plataformas e possibilidades, continuando a relação positiva que já detinham com o mercado, agora potencializando resultados de ROI e custo/benefício. 

Os participantes certamente saíram muito unidos na causa de que as oportunidades, ferramentas e plataformas do mercado oferecem possibilidades infinitas de conquista do consumidor, e por isso mesmo precisam ser utilizadas com eficiência e responsabilidade.

E que não se intimidaram em discutir suas demandas e preocupações, seja a necessidade de novos modelos de remuneração, seja a pressão de custos x resultados, sejam as demandas sociais do consumidor (que exige um outro tipo de relacionamento com as marcas, mais ético e cidadão). E até questionar o grande Leviatã do mercado, o Google e seu insaciável apetite.

Enfim, um fórum de profissionais de marketing das empresas e do mercado. Como teria que ser o 8º Fórum de Marketing Empresarial.

Emmanuel Publio Dias  é coordenador do Young Lions Brazil