Uma plataforma de experiências. Com este conceito, a Livraria Cultura passa a se chamar Cultura e transforma as lojas físicas e digitais em locais que oferecem experiências às pessoas por meio de produtos, serviços, eventos, ambientes e conteúdo. O projeto da nova marca e posicionamento da Cultura foi desenvolvido pelo Gad’ nos últimos dois anos junto à liderança da rede.
Além de livros, a Cultura aposta na venda de um novo conceito de lifestyle e produtos ligados à tecnologia e design. As lojas da rede não serão padronizadas. Cada uma das 15 unidades terá um projeto diferente, feito por um arquiteto. A implantação do novo conceito em todas as lojas será feita entre 2020 e 2021.
A primeira loja Cultura com a nova marca e posicionamento será inaugurada em Fortaleza, no Shopping Rio Mar. A unidade tem mil metros quadrados e é baseada no conceito de uma árvore, para que os leitores possam descansar embaixo dela, lendo livro.
O novo site da Cultura também será lançado com a nova marca ainda este ano. O site representa 30% do movimento da empresa e recebe mais de quatro milhões de visitantes por mês.
“O desafio foi como adaptar a identidade da Cultura para os novos tempos, modernizando a loja com novas plataformas para levar conhecimento, literatura e entretenimento para as pessoas”, comenta Luciano Deos, presidente do Gad’, consultoria de branding e design.
Projeto da marca
Para criar o novo posicionamento e identidade visual, o Gad’ buscou a essência da linguagem da antiga Livraria Cultura e fez a união com a tecnologia, trazendo um equilíbrio para a marca e a nova assinatura “Experiências que Transformam”.
O posicionamento estratégico apresenta algumas mudanças. A começar pela marca que perdeu “Livraria” ficando apenas Cultura. O logotipo trabalha com uma tipografia recortada e lembra um móbile. “A predominância de preto e branco oferece um ar mais moderno, mas a paleta de cores mantém o azul, tradição da marca”, diz a rede em comunicado.
Para chegar ao novo posicionamento, o Gad’ utilizou como ferramenta uma pesquisa etnográfica e uma pesquisa quantitativa com 500 pessoas de várias regiões onde a livraria está presente.
“A conclusão é de que a tecnologia está cada vez mais presente na vida de todas as pessoas e se viabiliza como uma forma de experimentar a cultura e o entretenimento, mesmo para os amantes dos livros que, tradicionalmente, estavam longe dos eletrônicos. As pessoas, no fim, estão descobrindo cada vez mais novas formas de viver ‘Experiências que Transformam’”, diz Deos.