A campanha publicitária da “Semana Brasil” 2020 foi divulgada na noite da última segunda-feira (31). Com apoio do governo federal e coordenação do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a iniciativa visa oferecer ofertas especiais aos consumidores a partir da próxima quinta-feira (3).

Desenvolvida pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do Ministério das Comunicações, a comunicação traz o conceito “Vamos em frente, com cuidado e confiança”.

A campanha pode ser conferida em TVs abertas e fechadas, além de rádios, internet e redes sociais. São três vídeos (um de 30 segundos e outros dois de 15 segundos), spots, peças digitais e ações de merchandising. O evento, que acontece de 3 a 13 de setembro em todo o Brasil, vai unir comércio e varejo para celebrar a retomada da economia.

A iniciativa tem base nos pilares colaboração, otimismo e oportunidade; e marca a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio.

No ano passado, segundo a Ebit/Nielsen, as vendas online durante o período cresceram 41% em relação ao mesmo período de 2018. As vendas no varejo durante a Semana Brasil também registraram crescimento nominal de 11,3%, segundo levantamento da Cielo. A expectativa do governo é de que o evento em 2020 traga resultados ainda melhores para a economia. Em 2019, mais de 14 mil empresas participaram da “Semana Brasil”.

Para o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, a “Semana Brasil” em 2020 vai se tornar o ponto de partida de um novo tempo para o comércio. “Faremos tudo isso com respeito às normas de segurança sanitária, com empresários e consumidores cientes da importância da manutenção e fomento das relações comerciais, bem como do cuidado com a saúde do próximo”, afirma.

Em 2020, a “Semana Brasil” vai engajar novamente todos os setores econômicos. O varejo, por exemplo, se uniu, por meio de suas entidades, para amplificar o alcance do evento, dando condições para que pequenas e médias empresas também possam participar e se beneficiar da retomada do consumo. “Estamos mobilizando todo o varejo para buscar as melhores formas de viabilizar as ações promocionais. Esta é uma ação totalmente suprapartidária, que trará benefícios para a economia do país como um todo”, comenta o conselheiro do IDV, Marcos Gouvêa de Souza.

Segundo o governo, a “Semana Brasil”, desde o ano passado, tem a missão de realçar o mês de setembro como mais um período de promoções que, a exemplo do Natal, pode contribuir para aquecer a economia, movimentando o comércio. Mesmo sendo um mês, tradicionalmente, de baixo apelo promocional, setembro é considerado um importante termômetro de confiança que antecede o último trimestre de cada ano.