Humberto Mendes, vice-presidente executivo da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), lançou nessa terça-feira (29) o livro “Crônicas de Propaganda”. Editada pela nVersos, a obra reúne artigos do autor publicados durante os últimos 20 anos em alguns dos maiores veículos de comunicação do país. Entre os temas recorrentes, estão a liberdade de expressão comercial e a ética na publicidade.
“Sou conhecido no mercado como um publicitário quixotesco, principalmente porque acredito que é possível trabalhar com ética, honestidade e respeito no mundo publicitário. A propaganda é a atividade mais séria que existe no Brasil e fundamental para o seu desenvolvimento. Defendo enfaticamente a minha profissão há 50 anos, seja escrevendo crônicas, seja fazendo palestras ao redor do país”, afirma.
Mendes iniciou sua carreira nos anos 1950, trabalhando com artes gráficas. Atuou por mais de 20 anos em agências e grandes grupos editoriais, como Abril, Manchete e Visão. Na década de 1990, comandou a superintendência da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e foi gerente de marketing da Fundação Bienal de São Paulo. Está no atual cargo desde 2002.
“Crônicas de Propaganda” é o segundo livro do executivo. Em 2012, publicou “Propaganda: o caminho das pedras”, com dicas para recém-formados e universitários. “O primeiro livro é para jovens que estavam chegando ao mercado. Desta vez, quero falar com os profissionais da área, para que eles entendam a importância de dar o bom exemplo. Precisamos de mais profissionais que disseminem os princípios éticos e os valores da atividade”, explica.
Segundo Mendes, não há mais grandes publicitários como Ítalo Bianchi, Caio Domingues, Emil Farhat, Renato Castello Branco, Dora Pollack, David Ogilvy e Claude Hopkins. “Os grandes profissionais estão acabando. De vez em quando surgem novos, mas é uma luta danada para que eles cresçam. Por isso, digo: sejam éticos e se dediquem para fazer história na profissão”.