O Conselho Executivo das Normas-Padrão acaba de divulgar o balanço de investimentos em compra de mídia referente ao primeiro trimestre de 2020. O levantamento mostra que o segmento recebeu R$ 2,9 bilhões no período, frente a R$ 3,7 de 2019, uma queda de 22%.
A análise, entretanto, traz um número menor de agências do que no balanço de 2019: agora, 209 revelaram seus investimentos, contra 214 do passado.
Apesar da queda, o período analisado ainda não reflete o ápice da quarentena brasileira, ocorrida em abril e maio. Entretanto, os meios já sentiram o impacto.
A TV aberta, que segue hegemônica no bolo publicitário com 57.9%, saiu dos R$ 2 bilhões investidos em 2019 para R$ 1,7 bi em 2020. A internet também sofreu: R$ 509 milhões no primeiro trimestre deste ano ante R$ 723 mi em 2019.
Na internet, vale ressaltar, o balanço é dividido. Sendo assim, o maior investimento ficou em Display e Outros (54.6 %), seguido de Social ( 25.9 %), Busca (11.3 %), Vídeo (8.1 %) e Áudio 0.2%.
MEIO | Valor Faturado (000) | Share (%) |
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CINEMA | R$ 11.372 | 0.4% |
INTERNET | R$ 509.409 | 17.3% |
JORNAL | R$ 57.055 | 1.9% |
OOH/MÍDIA EXTERIOR | R$ 330.142 | 11.2% |
RÁDIO | R$ 138.041 | 4.7% |
REVISTA | R$ 21.006 | 0.7% |
TELEVISÃO ABERTA | R$ 1.705.170 | 57.9% |
TELEVISÃO POR ASSINATURA | R$ 173.986 | 5.9% |
Total | R$ 2.946.181 |