A 13ª edição do Prêmio Congresso em Foco, evento idealizado pelo site Congresso em Foco e que reconhece os parlamentares que melhor representam a população, tem 21 jornalistas em seu júri.

O grupo reúne profissionais de diversas idades e trajetórias que acompanham a pauta política nacional. A população e um júri especializado também definirão os congressistas mais bem avaliados do ano.

Os vencedores serão anunciados no dia 20 de agosto. Diante do cenário da pandemia de Covid-19, o evento de premiação será online. A votação é feita pelo site.

Sylvio Costa, fundador do site Congresso em Foco, comenta a iniciativa. “Fiscalizar o Congresso Nacional e criticá-lo naquilo em que ele pode ser melhor do que é me parece ser tão importante quanto preservar a instituição e valorizar aquilo que ela tem de positivo. Sem Congresso não tem democracia, sem democracia não tem jornalismo nem debate livre de ideias”, diz.

De acordo com o regulamento do Prêmio Congresso em Foco, podem ser votados todos os parlamentares, exceto os que respondem a acusações criminais ou que exerceram o mandato por menos de 60 dias este ano.

As categorias gerais são “Melhores no Senado” e “Melhores na Câmara”, e as especiais são “Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”, “Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”, “Clima e Sustentabilidade” e “Defesa da Educação”.

Os jornalistas que participam do júri são Amanda Audi (The Intercept Brasil), Ângela de Oliveira (Record TV), Ascânio Seleme (O Globo), Dora Kramer (Veja), Glauciene Lara (TV Senado), Guilherme Amado (Época e CBN), Isabel Mega (Band News TV e Rádio Bandeirantes), José Maria Trindade (Jovem Pan Brasília), Juliana Cezar Nunes (EBC), Julianna Sofia (Folha de S.Paulo), Leonardo Cavalcanti (SBT), Lincoln Macário (Rádio e TV Câmara), Luciana Lima (Metrópoles), Marina Oliveira (Congresso em Foco), Raquel Alves (Jota), Reinaldo Azevedo (Rádio Band News, UOL e Folha), Rudolfo Lago (Jornal de Brasília), Taciana Collet (Record TV), Tales Faria (UOL), Vera Magalhães (O Estado de S.Paulo e TV Cultura), Vicente Nunes (Correio Braziliense).

O prêmio tem apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade, Movimento Todos pela Educação, Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), BMJ Consultores Associados, Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe).