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O mercado de cuidados pessoais alavancou o cenário de investimentos de mídia no 1º semestre de 2019. De acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, os setores de Higiene, Beleza e Farmacêutico incluem alguns dos maiores crescimentos em comparação ao mesmo período do ano anterior. A Unilever foi o destaque do Top 30 anunciantes, com variação positiva de 68%, seguida por Divcom Pharma Nordeste (+43%), Sky (+36%) e Procter & Gamble (+25%).

ANUNCIANTESGROSS AD VALUE*
R$ 0
Jan a Jun/2019Jan a Jun/2018
GENOMMA1.817.1381.969.002
UNILEVER BRASIL1.589.132944.228
DIVCOM PHARMA NORDESTE988.528692.030
YELLOW MOUNTAIN DISTR DE VEICULOS882.371#
HYPERA730.6771.508.053
PROCTER E GAMBLE713.956571.291
COCA COLA663.949660.317
TELEFONICA622.026814.554
AMBEV621.0881.029.471
SUPERMERCADO GUANABARA610.103588.398
ULTRAFARMA549.492778.313
LOJAS MARABRAZ541.857675.773
CLARO527.772826.984
SKY BRASIL525.809385.498
BRADESCO498.676579.519
TRIVAGO493.980740.411
PREVENT SENIOR485.117#
GRUPO PAO DE ACUCAR475.033445.776
RECKITT BENCKISER460.643401.638
HAVAN458.487#
EMS FARMACEUTICA431.013#
SAMSUNG430.780418.648
VIA VAREJO419.876677.047
O BOTICARIO415.920386.752
DECOLAR COM405.942#
BCO BMG396.400#
PINA RESENDE389.420374.225
MC DONALD S380.257446.975
GENERAL MOTORS368.334#
SANTANDER353.930#

Fonte: Kantar IBOPE Media – Monitor Evolution – ME1806TOTALPTVSH e REME1906TOTALPTVSH3 – Período: de Jan/2018 a Jun/2018 e Jan/2019 a Jun/2019

*Valores publicitários brutos (GAV – Gross Advertising Value), desconsiderando descontos e negociações.
# Anunciantes que não figuravam entre os 30 maiores no 1º semestre de 2018

Com mais de 21 milhões de inserções nos meios aferidos, o semestre apresentou variação de 7% sobre o mesmo período do ano anterior, indicando um aumento na ocupação dos espaços publicitários. Na distribuição dos investimentos, destaque para o segundo trimestre, com volumes de investimento superiores, sobretudo em maio, um mês antes do início da Copa América e da Copa do Mundo de Futebol Feminino.

A TV (aberta, por assinatura e merchandising) concentrou 71% dos valores destinados para compra de espaço publicitário. Digital, cuja cobertura passou a incluir vídeo em desktop e display em dispositivos móveis, deteve 10% do investimento no primeiro semestre.  O digital apresentou o maior crescimento, com 75% de variação positiva, reflexo dos novos formatos e do contínuo refinamento da cobertura.

*TV aberta inclui valores de merchandising
Fonte: Kantar IBOPE Media – Advertising Intelligence

Impulsionado por grandes estreias, como Vingadores Ultimato, e recordes de bilheterias inclusive de filmes nacionais, o meio cinema apresentou volume de inserções e investimento 60% maior que o primeiro semestre de 2018.

Os setores que mais aumentaram o investimento foram Higiene Doméstica (+69%), Minas & Energia (+65%) e Casa & Decoração (+36%).  Em termos de crescimento, as categorias de produto com maior variação foram Auto Revendas e Concessionárias (+81%) e Serviços de Saúde (+59%).

SETOR ECONÔMICOJan a Jun/2019Jan a Jun/2018
GROSS AD VALUE*(%)GROSS AD VALUE*(%)
R$ 0R$ 0
Total73.575.62910069.820.958100
COMERCIO13.224.7101812.707.92318,2
SERVICOS AO CONSUMIDOR11.375.58815,59.719.85313,9
HIGIENE PESSOAL E BELEZA6.087.0438,35.529.4147,9
FINANCEIRO E SECURITARIO6.035.6258,25.971.1408,6
MIDIA5.308.3977,23.276.5914,7
CULTURA LAZER ESPORTE TURISMO4.843.9356,64.428.2286,3
FARMACEUTICO4.725.4956,44.884.9467
ADMINISTRACAO PUBLICA E SOCIAL3.589.6074,94.191.4346
TELECOMUNICACOES3.169.9864,33.562.2435,1
AUTOMOTIVO3.098.9414,23.259.0094,7
BEBIDAS2.746.7963,73.255.3504,7
ALIMENTOS2.222.43432.627.3193,8
ELETROS E INFORMATICA1.414.6931,91.165.8021,7
IMOBILIARIO1.103.1571,51.094.4111,6
HIGIENE DOMÉSTICA1.087.2141,5642.6860,9
JOGOS E APOSTAS787.1521,1883.8351,3
VESTUARIO E ACESSORIOS611.6690,8727.7281
MULTI SETORIAL599.2540,8445.3290,6
MINAS E ENERGIA505.6800,7312.0980,4
CONSTRUCAO E ACABAMENTO311.2060,4281.5530,4
CASA E DECORACAO262.4330,4193.0830,3
BRINQUEDOS201.7200,3343.7510,5
BENS E SERVICOS INDUSTRIAIS83.7410,1153.9370,2
AGROPECUARIA62.9890,151.1400,1
ESCRITORIO E PAPELARIA61.3300,158.3270,1
PET54.8330,153.8280,1

Fonte: Kantar IBOPE Media – Monitor Evolution – ME1806TOTALPTVSH e REME1906TOTALPTVSH3 – Período: de Jan/2018 a Jun/2018 e Jan/2019 a Jun/2019

Agências

A Y&R mantém a primeira posição no ranking do período, seguida por Ogilvy e Africa na segunda e terceira posições, respectivamente.

Posição 2019AgênciaGROSS AD VALUE* R$ Jan a Jun/2019
1Y R2.100.215
2OGILVY2.031.184
3AFRICA1.770.567
4WMCCANN1.504.951
5PUBLICIS PBC COMUNICACAO1.405.701
6ARTPLAN1.385.435
7MULTI SOLUTION1.258.086
8AGENCIA WE1.241.807
9TALENT MARCEL1.146.951
10FCB BRASIL1.129.687
11Z 515 PROPAGANDA1.119.331
12BETC1.111.823
13JWT1.093.358
14LEO BURNETT NEO COMUNICACAO1.080.911
15HAVAS WORLDWIDE1.067.173
16DPZ E T1.020.424
17MULLEN LOWE BRASIL934.732
18E MIDIA PROPAGANDA E MARKETING912.678
19ALMAP BBDO894.808
20LEW LARA TBWA853.957
21SUNSETDDB822.368
22GREY809.272
23MY AGENCIA730.677
24CHEIL691.839
25F NAZCA S E S681.014
26Z MAIS675.202
27FULLPACK COMUNICACAO635.187
28RINO COM618.923
29DAVID BRASIL602.729
30NBS577.248
31ESCALA COMUNICACAO576.103
32WIEDEN KENNEDY570.857
33ALTERNATIVA PROPAGANDA E PUBLICIDADE550.956
34PULLSE550.615
35REF MAIS531.733
36SOLUCAO PROPAGANDA SC462.690
37SUNO COMUNICACAO INTEGRADA422.095
38JOTACOM COMUNIC E PUBLICIDADE374.069
39CPB BRASIL345.884
403A WORLDWIDE SOUTH AMERICA331.151
41FBIZ316.524
42FSB307.818
43PANDA AGENCIA264.778
44HEADS PROPAGANDA243.996
45DENTSU238.036
46BIGMAN COMUNICACAO235.871
47NOVA SB225.166
48GPAC216.042
49MOMA PROPAGANDA212.811
50NBC INTERMEDIACAO DE PUBLICIDADE212.679

Fonte: Kantar IBOPE Media – Monitor Evolution – ME1806TOTALPTVSH e REME1906TOTALPTVSH3 – Período: de Jan/2018 a Jun/2018 e Jan/2019 a Jun/2019
*Valores publicitários brutos (GAV – Gross Advertising Value), desconsiderando descontos e negociações.
# Agências que não constavam no ranking no período de JAN a JUN/18