A Kantar, empresa de dados, insights e consultoria, anunciou esta semana uma plataforma independente para medir a eficácia da publicidade: oMoonshot. A ideia é representar 95% dos gastos globais com anúncios digitais, integrando 250 publishers em medições cross-publishers.

De acordo com a empresa, o projeto estabelece integrações de dados com empresas como Google, Pandora e Anzu para avaliar o impacto da publicidade nas marcas e suas vendas. Há ainda parcerias com Dish, Pinterest, Roku, Snap, Spotify e Twitter para medições sem cookies.

Questionada se a iniciativa está relacionada diretamente ao Google Chrome deixar gradualmente de suportar cookies de terceiros, a empresa respondeu que Moonshot está relacionado com a “movimentação do mercado de publicidade digital para um mundo sem cookies”.

Maura Coracini, diretora e líder de Mídia de Insights da Kantar Brasil, explica que à medida que a publicidade digital cresce no país, fica mais importante a comprovação da eficiência do investimento de mídia nas diferentes plataformas do mix, bem como poder contar com uma visão independente sobre a performance dos players do ecossistema de uma campanha.

Maura Coracini, diretora e líder de Mídia de Insights da Kantar Brasil: “O fim gradual dos cookies do cenário da mídia digital pede novas formas de entendimento da eficácia de mídia e campanhas, que sigam as novas leis de proteção de dados”

Segundo a executiva, essa nova iniciativa da Kantar não só permitirá essa visão independente, bem como possibilitará uma abordagem única de medição entre os publishers de uma campanha digital. “O fim gradual dos cookies do cenário da mídia digital pede novas formas de entendimento da eficácia de mídia e campanhas, que sigam as novas leis de proteção de dados”, avalia.

Atualmente a empresa possui parcerias operacionais ou está em testes avançados com nove dos dez principais publishers, 15 dos 20 principais aplicativos e está em discussões avançadas de integração com mais de 50 outros publishers.

Maura acredita em uma evolução rápida, para concluir essas integrações até o final de 2021. “As negociações em sua maioria são globais. Concluindo os acordos globalmente, uma série de pilotos e testes serão conduzidos localmente para fazer essa nova abordagem de medição”, comenta.

A profissional lembra que um dos grandes desafios dos profissionais de marketing é conseguir dados confiáveis para provar a eficiência de suas ações. “O trabalho que estamos fazendo de integração de dados com diferentes empresas de mídia é possibilitar uma leitura holística, sem silos entre as diferentes plataformas de mídia de uma campanha”, pontua.

Ela cita ainda um estudo da empresa que revelou que 80% dos profissionais de marketing confiam em métricas de pesquisa de fornecedores e parceiros e 40% confiam em métricas individuais de publishers e veículos de mídia. “O Projeto Moonshot irá viabilizar exatamente isso: a medição independente da eficiência das campanhas, cross-publisher, sem silos no entendimento dos dados e colocando todos na mesma régua de abordagem metodológica.”