Mais de 300 empresários e autoridades estarão reunidos na edição de 2016 do Fórum Nacional do Varejo, Consumo e Shopping Centers com o propósito de debater os desafios e as estratégias do varejo no novo difuso cenário econômico. O tema central será “O novo momento do varejo e consumo na reconstrução do Brasil”. O evento começa nesta sexta-feira (18) com encerramento no domingo (20) de março, no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP). A promoção é do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) que tem como presidente o empresário e jornalista João Doria. A  curadoria é do Lide Comércio e a liderança está a cargo de Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral da GS&MD, especialista em comércio varejista do Brasil.

“Com o agravamento da crise econômica e política, o consumidor tornou-se mais crítico. Entender esse fenômeno, tal como as estratégias para alavancar o consumo e o setor varejista, que é o que mais emprega ultimamente, é o desafio do Fórum”, explica João Doria. Para Gouvêa, “depois de anos de forte expansão, o empresário deste setor precisará repensar os cenários e as perspectivas para se posicionar e superar os desafios apresentados em 2015”.

 A agenda contempla o painel “A reconstrução do país e o papel do varejo e no consumo” que terá como expositor o empresário Flávio Rocha, CEO da Riachuelo e vice-presidente do IDV (Instituto de Desenvolvimento do Varejo). Ronaldo Iabrud, presidente do Grupo Pão de Açúcar, será o expositor do painel “Visão e protagonismo como elementos essenciais no repensar do varejo e do consumo no Brasil”. O executivo Julio Zaguini, diretor de relações com o mercado do Google Brasil será o expositor do tema “O consumo e o varejo na era dos onmnichannels”. O Fórum conta com a participação de líderes do varejo como Luiza Helena Trajano, Ronaldo TRangel, CEO das Óticas Carol, e Iuri Miranda, CEO do Burger King.

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A Doria Editora lança nessa sexta-feira (18) a revista Lide Varejo na abertura do Fórum. Nesta edição, a publicação anual traz Ricardo Roldão, presidente do atacarejo Roldão que assinala faturamento anual de R$ 3 bilhões, como destaque de capa. Na entrevista, ele diz que, apesar da crise econômica, sua empresa e seu setor de atuação continuam crescendo.