Em amplo crescimento no Brasil, o marketing promocional deve movimentar mais de R$ 40 bilhões em solo brasileiro em 2012, valor levemente superior aos R$ 39,6 bilhões no ano anterior. As cifras foram previstas em estudo sobre o tema presente no primeiro Anuário Brasileiro do Marketing Promocional, iniciativa de diversas agências e do Promoview, que contou com a participação de 80 companhias do setor e com chancela da Ampro (Associação de Marketing Promocional), lançado nesta quinta-feira (23).

A publicação esmiúça os detalhes históricos e projeta como será o futuro do segmento, em evidência e realizando eventos e ações cada vez maiores. Com tiragem inicial de 10 mil exemplares, o anuário será distribuído para os principais players do mercado. Segundo Kito Mansano, presidente da Ampro, o marketing promocional experimenta um crescimento na faixa de 17% ao ano. Na última década, a elevação mais notável foi em 2004, quando o mercado evoluiu 51% frente ao período anterior.

Atualmente, quem mais “come” a receita das agências brasileiras são os impostos, responsáveis por levar 25% do faturamento. Logo em seguida aparecem as despesas com produção das ações (21%) e os gastos fixos das empresas (20%). De acordo com Mansano, as atividades promocionais estão conquistando seu espaço no planejamento de marketing das companhias brasileiras, também por sua multidisciplinaridade.