A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, tem em mãos uma liminar no tribunal de Justiça de São Paulo que obriga a concorrente Seara, da JBS, a tirar do ar o último comercial da marca. Segundo o juiz Douglas Iecco Ravacci, a propaganda induz o consumidor a pensar na rival antes de revelar o verdadeiro anunciante, o que seria considerado uma usurpação do sucesso obtido pela Sadia.
No filme criado pela agência WMcCann, uma família se dirige ao balcão de frios e a mãe inicia a conversa com o fatiador, que pergunta qual presunto ela prefere. As crianças logo intervêm, dando dicas a ele do nome, que começa com “S” e termina com “A”, mesmas letras da concorrente Sadia. No entanto, quando a mãe completa com a pista final de que é o presunto que está com menos sódio e gordura, o fatiador responde o nome da Seara com o apoio das crianças.
O centro da polêmica é a letra “S”, considerada pela Sadia como o símbolo de sua marca. De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a BRF chegou a apresentar como prova campanhas da Sadia que ressaltam o “S”, inclusive um registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial da associação da letra com a marca. Comentários de usuários do Facebook dizendo que pensaram que a resposta fosse Sadia também foram anexados ao processo.
Antes de obter a liminar, a dona da Sadia já havia tentado a intervenção da campanha no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que não acatou o pedido.
Na decisão, o juiz determina multa diária de R$ 50 mil caso o vídeo não seja retirado do ar.Confira o comercial enquanto ainda está disponível no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=Aid2MJG7kN0