A Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) realizou nesta sexta-feira (25) o primeiro encontro nacional da nova diretoria da instituição. Em São Paulo, representantes de 18 seções regionais da Abap, discutiram temas como mercado de comunicação digital, o impacto da Reforma Trabalhista nas agências de publicidade e iniciativas para a consolidação da atividade.

“A nova diretoria da Abap está convencida de que representamos centros de inteligência a serviço da construção de marcas e na promoção de um ambiente saudável e sustentável nos negócios. É preciso derrubar os muros que visam isolar nossa atividade, e nos concentrar cada vez mais em aproximar as marcas dos consumidores”, disse Mário D´Andrea, presidente da Abap.

Gal Barradas, vice-presidente da entidade, destacou os avanços da tecnologia e a importância da aproximação com o mundo digital. Segundo ela, o mercado não é feito de partes isoladas e a Abap não pode perder tempo com divisões. “Nossa busca incansável deve ser a transparência e colaboração nos negócios visando o fortalecimento do setor”, disse. Ela apresentou iniciativas que estão sendo conduzidas pela Abap com a IAB (Interactive Advertising Bureau).

Já Eduardo Simon, que também é vice-presidente da Abap, o ambiente de negócios e os profissionais da propaganda valorizam empresas que tenham disciplinas e processos que ajudem o desenvolvimento sustentável da atividade. Por isso, a articulação para um Protocolo de Compliance é fundamental para assegurar a competitividade saudável do mercado.

“Estamos estudando algumas alternativas para a consolidação de um documento e ferramentas que tragam segurança jurídica para as agências e sirvam de referência para todo o mercado”, explicou Simon. Ele comentou que grandes grupos de publicidade já possuem iniciativas nesse sentido, mas ainda não existe uma experiência que possa ser amplamente adotada.