A 7ª Câmara do Conselho de Ética do Conar, reunida nesta quarta-feira (27) pela manhã, em São Paulo, votou por unanimidade pela sustação da exibição do anúncio veiculado em redes sociais “Ambev e Anitta – Em homenagem ao funk, a nova Beats é 150 BPM, porque é mais acelerada do que todas as Skol Beats que vocês já viram”.

A representação foi aberta a partir de denúncia enviada ao Conar por consumidor. Ele questionou a exibição da mensagem no Instagram Stories dirigido ao público predominantemente jovem, sem controle seletivo de acesso, como recomendado pelo Anexo A do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

A esta queixa, a direção do Conar juntou duas outras: a falta da frase recomendando consumo responsável de bebida alcoólica e apelo direto de consumo do produto, ambas igualmente propostas pelo Código.

Em sua defesa, a cantora Anitta negou se tratar de publicidade paga e sim de uma postagem espontânea, daí a ausência da frase de advertência. Juntou informações que demonstram que seu canal tem público predominantemente maior de idade. A defesa enviada pela Ambev é semelhante à da cantora, explicando ainda que o produto anunciado tem teor alcoólico de 13,9%.

A relatora da representação não aceitou estes e outros argumentos das defesas. Quanto à alegação de audiência maior de idade, ela ressalvou que, dado o elevado número de seguidores de Anitta, mesmo sendo eles majoritariamente adultos, exige-se “responsabilidade pela comunicação que se faz”.

A relatora considerou não ter havido má fé por parte da Ambev, mas que isso não a isenta de responsabilidade, tendo em vista que a cantora foi recentemente anunciada como head de inovação e criatividade da marca Skol Beats. A relatora concordou ainda com a denúncia de que há pouco cuidado no disclaimer, considerando que há ênfase sobre os efeitos da bebida.

Dezessete integrantes do Conselho de Ética do Conar participaram da sessão de julgamento de ontem. Cabe recurso contra a decisão, mas ela entra em vigor assim que as partes forem formalmente comunicadas.